sexo casual arrependimento
sexocasual Steve Carrel em 'Amor a toda prova'. Foto: Warner Bros./Divulgação

Sexo casual: mulheres que tomam a iniciativa se arrependem menos

Publicado em Pesquisas

Estudos que buscam analisar como as pessoas lidam com a sexualidade indicam que, em geral, as mulheres se arrependem mais do que os homens após um encontro de sexo casual. Agora, uma nova pesquisa, feita por psicólogos da Noruega, dos Estados Unidos e da Austrália, parece ter descoberto um fator que reduz consideravelmente as chances de uma mulher se lamentar após uma transa descompromissada: ela tomar a iniciativa.

O estudo é baseado nas experiências de 547 estudantes norueguesas e 216 americanas. As voluntárias responderam um questionaram no qual contaram se haviam tido sexo casual recentemente, de quem havia sido a iniciativa, se elas tinham sentido prazer e se haviam, de alguma forma, se sentido pressionadas a transar, entre outras perguntas.

Segundo os autores, as diferenças culturais pouco influenciaram nos resultados, sendo que o detalhe que mais se correlacionava com o arrependimento depois do sexo casual era mesmo se as participantes tinham ou não tomado a iniciativa.

Para os cientistas, há dois motivos principais para isso. “Mulheres que iniciam o sexo são propensas a ter, ao menos, duas qualidades distintas. Primeiro, elas tendem a ter uma psicologia sexual saudável, sentindo-se confortáveis com a própria sexualidade. Depois, elas têm a chance máxima de escolher precisamente com quem elas terão sexo. Consequentemente, elas têm menos razões de se sentirem arrependidas, uma vez que elas fizeram a própria escolha”, afirma Davis Buss, professor da Universidade do Texas e um dos autores do artigo.

Para Joy Wyckoff, doutoranda da Universidade do Texas e coautora do estudo, o resultado é uma lembrança da importância de as mulheres serem capazes de tomar decisões livremente sobre suas vidas sexuais. “O arrependimento é uma emoção muito desprazerosa e nossas conclusões sugerem que ter o controle sobre com quem ter sexo protege a mulher dessa experiência”, afirma.

A qualidade do sexo causal é importante

Embora com menor importância, outros dois fatores influenciam consideravelmente as mulheres a sentir arrependimento depois do sexo casual, segundo o estudo: o parceiro ser pouco habilidoso e ela não ter ficado satisfeita. Em outras palavras, o sexo ter sido ruim. Curiosamente, sexo ruim não causa arrependimento nos homens com a mesma frequência, dizem os autores, baseados em resultados de estudos feitos anteriormente.

Outro ponto interessante da pesquisa diz relação à sensação de nojo após um sexo casual. Segundo os autores, esse sentimento também é mais comum nas mulheres, mas, quando experimentado, faz tanto homens quanto mulheres se arrependerem da transa.

Segundo os especialistas, a sensação de repugnância pode ser resultado de questões morais, mas também está ligada à percepção de que o ato não foi saudável ou higiênico, o que pode indicar uma defesa evolutiva da espécie. “Repugnância sexual é uma emoção adaptativa importante”, analisa Buss. “Ela ajuda as pessoas a evitarem, mais tarde, parceiros que, por exemplo, representam um risco de contrair uma doença sexualmente transmissível.”