fidelidade
infiel

Seu parceiro é fiel? A ciência te ajuda a responder a essa pergunta

Publicado em Pesquisas, Relacionamento

O Dia dos Namorados traz presentes, jantares românticos e, vamos ser sinceros, reflexões sobre o relacionamento em que estamos (quando estamos em um, claro). E, durante as tais reflexões, uma pergunta comum pode ser: estamos com a pessoa certa? Se, para você, “estar com a pessoa certa” significa “estar com alguém fiel”, um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, pode te ajudar.

Depois de acompanhar 233 pares recém-casados por três anos e meio, fazendo testes e aplicando questionários sigilosos sobre seus hábitos (inclusive traições), os pesquisadores Jim McNulty, Andrea Meltzer, Anastasia Makhanova e Jon Maner chegaram a cinco fatores que ajudam a dizer se alguém é mais ou menos propenso à infidelidade.

Vamos a eles!

1. Capacidade de desviar o olhar

Seu parceiro ou sua parceira não conseguem tirar o olho de alguém bonito ou atraente? Então, é melhor você abrir o olho. Grande parte da pesquisa se concentrou em medir o “desengajamento” dos participantes, ou seja, a capacidade de desviar a atenção de uma pessoa atraente.

Os cientistas fizeram isso mostrando fotos de pessoas muito bonitas e outras “normais” aos 466 voluntários e medindo quando segundos eles levavam para desviar o olhar. Batata! Ao longo dos três anos de estudo, o índice de infidelidade entre aqueles que mais ficavam fascinados com a beleza foi maior do que entre aqueles que logo passavam a prestar atenção em outra coisa.

2. Idade

A juventude pode ser algo que torne alguém mais atraente para muitas pessoas, mas, se o objetivo é encontrar alguém fiel, ela se torna uma desvantagem. Entre os casais acompanhados, os parceiros mais jovens foram também os que apresentaram os índices mais altos de traição.

3. Satisfação no sexo

Segure-se agora para não cair da cadeira. Mas o estudo mostrou que, entre os voluntários, aqueles que se diziam mais satisfeitos sexualmente dentro dos relacionamentos eram também os que se mostraram mais propensos a trair. Dureza, não? Os cientistas acreditam que, provavelmente, os satisfeitos sejam mais livres com relação à sexualidade e, por isso, acabam se aventurando mais facilmente por aí. E isso, de acordo com a pesquisa, vale para homens e mulheres.

4. Beleza

Nesse ponto, os autores encontraram uma diferença entre homens e mulheres. Os homens que foram avaliados como mais bonitos por pessoas desconhecidas se mostraram mais propensos a trair. Já, entre as mulheres, ocorreu o contrário. As consideradas mais atraentes foram as que menos traíram ao longo dos três anos e meio de pesquisa.

No comunicado emitido pela universidade sobre o estudo, os pesquisadores não se arriscaram a explicar por que isso acontece. Mas estudos anteriores já mostraram que mulheres muito atraentes costumam ser mais seletivas e deixar os homens mais intimidados, o que reduz a chance de relacionamentos extraconjugais.

5. Histórico

Por fim, o último fator que parece influenciar a predisposição de uma pessoa à infidelidade é o histórico sexual antes do casamento. E, aqui, mais uma vez, homens e mulheres apresentaram resultados opostos. Enquanto os homens que tinham tido mais relacionamentos de curto prazo antes do casamento foram os que se mostraram mais infiéis, as mulheres com o mesmo comportamento antes do casamento eram as mais fiéis depois da união.