Verbo de cintura flexível

Publicado em Geral

O verbo ser só tem três letras. Mas dá um senhor trabalho. A razão: é a criatura de cintura mais flexível da língua. Na concordância, nunca toma posição firme. Ora concorda com o sujeito. Ora com o predicativo. Veja:

Tudo é flores. Tudo são flores.

Qual a forma certinha da silva? Ambas. Com o ser é assim. Quase sempre as duas construções estão corretas. Há poucos casos em que ele só aceita uma forma. Um deles: a indicação de horas.   São três horas

Na indicação de horas, o ser é inflexível. Só concorda com o predicativo. Se o número de horas for até um, o verbo vai para o singular. Se for mais de um, para o plural:

É uma hora. É uma hora e meia. É meio-dia. É meio-dia e meia. É meia-noite e meia. Daqui a Manaus são três horas de viagem.

São cerca de três horas.

Às vezes, o número vem antecedido por palavras ou expressões que indicam aproximação — cerca, quase, mais ou menos, aproximadamente. Não se confunda. O verbo continua o mesmo: concorda com o número:

É quase uma hora e meia. Daqui a Manaus são cerca de três horas de viagem. Seriam cerca de cinco horas quando ele chegou. São quase três horas e Maria não apareceu. Quando ele chegar, terão se passado mais ou menos seis horas.   Teste

Merece nota mil a frase:

a. Quando a prova acabar, terão transcorrido mais ou menos quatro horas. b. Quando a prova acabar, terá transcorrido mais ou menos quatro horas.   A resposta? É a letra a, não?