Todos ou nem todos

Publicado em Geral

Quer ganhar um bombom Godiva? Então faça a questão que se segue.

Angélica e Luciano têm três filhos — Joaquim, Benício e Eva. Com base na informação, escolha as frases em que a vírgula merece nota 10:

a. Angélica saiu acompanhada dos filhos Joaquim, Benício e Eva. b. Angélica saiu acompanhada dos filhos, Joaquim, Benício e Eva. c. Angélica apareceu com os filhos Joaquim e Eva. d. Angélica apareceu com os filhos, Joaquim e Eva. e. A filha do casal Angélica e Luciano Eva não sofreu nada. f. A filha do casal Angélica e Luciano, Eva, não sofreu nada.

E daí?

Marcou b, c, f? Acertou. Você sabe distinguir termo explicativo e termo restritivo. A chave da equação está na totalidade e na parcialidade. O explicativo funciona como aposto. Sem ele, a gente descobre a informação no Google. É o caso das frases b e f:

Angélica saiu acompanhada dos filhos, Joaquim, Benício e Eva. (A vírgula diz que Angélica só tem os três filhos citados. Nota 10. Sem a vírgula, o recado seria outro. Angélica teria mais.) * A filha do casal Angélica e Luciano, Eva, não sofreu nada. (A vírgula diz que o casal só tem uma filha. Certo? Certo. Os outros dois são menininhos.) * Agora, analise a frase c:

Angélica apareceu com os filhos Joaquim e Eva. (Palmas, muitas palmas. Angélica não saiu com os três filhos. Saiu só com dois. Sem citá-los, não há Google que adivinhe. Joaquim e Eva são termos restritivos. Sem vírgula.)