Tenho dito

Publicado em Geral
Pesquisa comprovou o que gregos, romanos, baianos e goianos sabiam. O celular em sala de aula distrai a moçada. Por isso, muitas escolas proibiram a entrada do aparelhinho em sala de aula. A meninada esperneou. Em vão. Cartazes se destacavam em corredores, cantinas e áreas externas. O recado: “É proibido aparelhos eletrônicos”.

Ao ler a mensagem, pais e estudantes se esqueceram da polêmica. Fixaram-se na concordância. A questão: o verbo deveria estar no plural? A resposta: não. Sem determinação, o substantivo fica abstrato, com sentido vago. Compare: É proibido aparelhos eletrônicos. São proibidos os aparelhos eletrônicos. É proibido entrada de estranhos. É proibida a entrada de estranhos.

Outros casos

Outros predicativos jogam no time de proibido. Valem os exemplos de é bom, é necessário, é proibido: Cerveja não é bom para a saúde. A cerveja não é boa para a saúde. Aquela cerveja é boa para a saúde. É necessário dedicação ao trabalho. É necessária a dedicação ao trabalho. São necessários todos os esforços para atingir o objetivo. É preciso prudência nos negócios. É precisa a total prudência nos negócios.