Ser sofisticado é…

Publicado em Geral

“O brasileiro desconfia do que entende.”

Nelson Rodrigues

Ser sofisticado é…

    Usar o cujo como manda o figurino. O dissílabo é pronome relativo. Pertence à família do®MDUL¯ que, o qual, onde. É o membro chique do clã. Requintado, impõe três regras para ser empregado. São exigências simples. Para atendê-las, basta manter as antenas ligadas e a preguiça adormecida em berço esplêndido.

Primeira exigência

    Tenha cuidado com a separação das sílabas: o danadinho morre de vergonha de ficar com um pedaço lá e outro cá. O motivo é justo. A primeira sílaba, no fim da linha, vira palavrão (cu-jo). Feito o estrago, o constrangido só encontra uma saída. Consola-se com ®MDUL¯federal (fede-ral). Os dois se abraçam e choram, choram, choram. Depois se vingam. Cobrem o autor de vexames.

Segunda exigência

    Deixe o artigo pra lá: cujo tem aversão a o, a, os e as. Nunca escreva: ®MDUL¯cujo o, cuja a, cujos os, cujos as. Nunca mesmo. O casamento pega mal como bater em mulher, cuspir no chão ou palitar os dentes em público,

    Veja exemplo de encontro indesejável:

    ®MDUL¯Genoino, cujo o discurso foi recebido com uma torta na cara, lamentou o episódio.

    Xô, artigo!

®MDUL¯

Terceira exigência

®MDUL¯    Dê atenção à posse: o cujo, como todo pronome relativo, tem uma função: junta duas frases. No caso, uma delas tem de indicar posse. A presença do dissílabo evita a repetição de palavras. O enunciado fica chique como pérolas negras.

    Aprecie:

®MDUL¯    *Lula recebeu críticas no Brasil. O discurso de Lula (

dele) foi aplaudido em Davos.

    Feio, não? Lula em dose dupla ninguém agüenta. A repetição do nome®MDUL¯ torna a frase monótona. O jeito? Recorrer à bondade do relativo. Para dar idéia de posse, o glorioso ®MDUL¯cujo pede passagem:

    *®MDUL¯Lula, cujo discurso foi aplaudido em Davos, recebeu críticas no Brasil.

Outros exemplos:

®MDUL¯    *O PT está com a faca e o queijo na mão. O candidato do PT (

 dele) ganhou a presidência da Câmara.

    *O PT, cujo candidato ganhou a presidência da Câmara, está com a faca e o queijo na mão.

***

    *Os astronautas da Columbia tinham mil aventuras para contar. Os corpos dos astronautas (

 deles) estão perdidos no espaço.

    *Os astronautas da Columbia, cujos corpos estão perdidos no espaço, tinham mil aventuras para contar.

Tropeços

    O brasileiro morre de medo do ®MDUL¯cujo. Mas, orgulhoso, esconde a verdade. Alega que a esnobação se deve à feiúra do pobrezinho. Mentira tem perna corta. Volta e meia, aparecem mostrengos como estes:

    1.®MDUL¯ A mulher que o filho morreu vai deixar a cidade.

    2.®MDUL¯ Paulo Coelho, que os livros fazem sucesso em Europa, França e Bahia, tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras.

    3.®MDUL¯ Farah Jorge Farah, o esquartejador que o escritório foi todinho vasculhado, está dividindo a cela com outro médico.

Desafio

    Você joga no time dos medrosos? Faça o teste. Corrija as frases capengas. Para chegar lá, lembre-se do ®MDUL¯cujo. Feito trabalho, prepare a balança. Você tem direito a três bombons. Que tal?

    1. …………………………….

    2………………………………

    3. …………………………….

Gabarito

    Veja se você ganhou uns graminhas:

    1.®MDUL¯ A mulher cujo filho morreu vai deixar a cidade.

    2.®MDUL¯ Paulo coelho, cujos livros fazem sucesso em Europa, França e Bahia, tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras.

    3.®MDUL¯ Farah Jorge Farah, o esquartejador cujo escritório foi todinho vasculhado, está dividindo a cela com outro médico.

Moral da história

    Um texto charmoso não cai do céu nem salta do inferno. É fruto de muito suor. Uma frase elegante, capaz de veicular com clareza e simplicidade a mensagem, é conquista pessoal, exercício diário de desapego, humildade e vontade de melhorar. ®MDUL¯