Sansão e sanção: diferença e curiosidade

Publicado em português

Todos os dias, o presidente fala em frente ao Palácio da Alvorada. Ontem não foi diferente. Quando alguém lhe perguntou como fica a sanção ao projeto de lei que autoriza aumento de salário a servidores públicos, Bolsonaro desconversou: “Sansão é o marido da Dalila”.

Safou-se. Mas levantou uma lebre. Sansão se escreve com s ou ç? A pronúncia é a mesma. Mas os significados não se conhecem nem de elevador:

Sanção = aprovação. Para tornar-se lei, o projeto precisa da sanção do presidente. O presidente sanciona a lei. O contrário? É vetar. Se o Congresso quiser, derruba o veto.

Sansão = personagem bíblico cuja força residia nos cabelos. Era casado com Dalila.

Lembra-se da história? Sansão concentrava todo o poder no cabelo. Por isso, não podia cortá-lo. Mas… contou o segredo a Dalila. Indiscreta, ela o passou pra frente. Deu no que deu.

Da Bíblia

“Sansão descobriu a Dalila todo o seu coração e lhe disse: `Nunca subiu navalha a minha cabeça porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe. Se vier a ser raspado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei, e serei como qualquer outro homem.´” (Juízes, 16,17)