No post “Redação 12”, você se debruçou sobre o texto “Falar mal, o caminho da exclusão”. Veja se o esquema que você preencheu se parece com o nosso:
Assunto: erros de português
Leitor: leitores de jornal
Tópico: a escola e o mercado de trabalho excluem os que não dominam o português correto
Objetivo: demonstrar que falar bem é condição para prosperar nos estudos e no emprego
Frase que sintetiza o objetivo do texto: O problema é que, para o cidadão comum, não existe anistia gramatical. O mercado profissional e o ambiente educacional não perdoam.
Sentença de abertura: Aceitar os erros de português, valorizando os usos e costumes orais, é justificável academicamente.
Tópico frasal do 1º parágrafo do desenvolvimento: Goste ou não, para prosperar num emprego, o indivíduo é obrigado a falar corretamente, pelo menos sem erros vexaminosos.
Tópico frasal do 2 º parágrafo do desenvolvimento: Os gramáticos mais flexíveis lançam arrazoados interessantes sobre a incorporação do falar na norma culta.
Idéia da conclusão: Não falar bem, escorregando em normas básicas, é uma defasagem aos olhos de quem emprega e de quem aprova nos testes escolares. Faz parte do caminho da exclusão.