Reforma ortográfica 2

Publicado em Reforma ortográfica

Hífen 1


Ufa! Aconteceu. Ontem, o presidente Lula assinou o decreto que pôs a reforma ortográfica na rua. As mudanças entram em vigor em 1º de janeiro de 2009. Mas a grafia atual não vai pro túmulo imediatamente. Conviverá com a nova até 31 de dezembro de 2012. Nesse meio tempo, uma e outra merecerão nota 10. Podem ser usadas sem sustos em provas, correspondências, concursos & companhia letrada.

No domingo, o blog apresentou as alterações em letras, trema e acentos. Faltou o hífen. Não comemore. O assunto continua cheio de regras e exceções. Por isso, como diz o esquartejador, vamos por partes. Hoje veremos os prefixos (e assemelhados) que  exigem o tracinho em qualquer circunstância. São eles:

1. além, aquém, ex, pós, pré, pró, recém, sem, vice: além-mar, aquém-muros, ex-presidente, pós-graduação, pré-primário, pró-reitor, recém-chegado, sem-terra, vice-presidente.

2. todos os seguidos de h: anti-higênico, super-homem, micro-história, extra-humano, co-herdeiro, proto-história, sobre-humano, ultra-heróico.
Exceção: subumano

Aguarde o segundo grupo. O Hífen 2 vem aí.