Redação 9

Publicado em Redação nota 10

 
 
Como desenvolver o parágrafo (2) 

 
Você sabia? Quem escreve parágrafo padrão tem 99% de possibilidade de redigir um bom texto. E, em conseqüência, sair-se bem na prova de redação. A causa é simples. Um parágrafo padrão tem, pelo menos, duas partes da redação ­ a introdução e o desenvolvimento. Com eles você faz a festa. 

 
Em posts anteriores, estudamos o tópico frasal. É a primeira ou segunda frase do parágrafo. Ele tem uma função –­ anunciar o que vai ser tratado no textinho. O desenvolvimento especifica o assunto. 

 
Você entendeu as lições? Faça o exercício. Leia o parágrafo que se segue. Depois, marque as opções nota mil:
 
O amor e o casamento têm seus provérbios. Todo homem apaixonado é poeta. Quem ama o feio bonito lhe parece. Amor e tosse não dá para esconder. Se você quer elogio, morra; se quer crítica, case-se. (Nelson Carlos Teixeira) 

 
1. O tópico frasal do parágrafo é:
 
a. O amor e o casamento têm seus provérbios.
 
b. Todo homem apaixonado é poeta. 

 
2. O desenvolvimento sustenta o tópico frasal. Qual a estratégia empregada?
 
a. citação de exemplos
 
b. causa e conseqüência 

 
Marcou a letra a? Pra lá de certo. O tópico frasal anuncia o assunto do parágrafo –­ o amor e o casamento têm seus provérbios. O desenvolvimento enumera quatro. Há mais. Mas a citação de exemplos não esgota o tema. Só lhe dá uma pincelada. 

 
Outro teste:
 
O português tem três tipos de predicado. Num, o núcleo da declaração é o verbo. Por isso se chama verbal. Noutro, a palavra-chave é o nome. Daí receber o nome de nominal. Noutro, ainda, misturam-se os dois. É o predicado verbo-nominal. Tem um núcleo verbal e outro nominal. 

 
1. O tópico frasal do parágrafo é:
 
a. O português tem três tipos de predicado.
 
b. Noutro, ainda, misturam-se os dois. 

 
2. O desenvolvimento recorre à seguinte estratégia:
 
a. citação de exemplos
 
b. decomposição 

 
Está na cara, não? O tópico frasal é a primeira frase. Ele anuncia o que vai ser tratado no parágrafo. O desenvolvimento utliza a estratégia da decomposição. Expõe os três tipos de predicado referidos. Reparou? A citação de exemplos não esgota o assunto. A decomposição, ao contrário, vai até o fim.  
 
***
 
Teste
 
No parágrafo abaixo, o tópico frasal está destacado. Leia-o com atenção. Depois, identifique a estratégia de desenvolvimento empregada:
 
As palavras, como os remédios, podem matar. O artigo indefinido é um deles. Medicamento de tarja preta, deve ser usado com redobrado cuidado. Ele amortece a força do substantivo, tornando-o vago, impreciso e desmaiado. Em 99% das frases, o pequenino é dispensável. Seja sovina ao empregá-lo. Seu texto ganhará em graça e elegância. 

a. citação de exemplos
 
b. decomposição
 
A resposta? Logo, logo. Aguarde.