Redação 6

Publicado em Redação nota 10

 
 
Como criar idéias
 
Você tem o tema delimitado, o receptor definido, o objetivo traçado. E gora? É hora de escrever? Ainda não. Falta planejar o desenvolvimento da redação. Buscar argumentos capazes de sustentar seu ponto de vista. 

 
Primeiro passo
 
Por onde começar? Pelo objetivo. Leia-o com cuidado. Pergunte-se: o que posso
dizer para convencer o leitor de que estou certo? Eis o desafio. 

 
Segundo passo
 
Escreva tudo o que lhe vier à cabeça. Exemplos, comparações, analogias, definições, conceitos, histórias ilustrativas, ponto de vista de outras pessoas ­ vale tudo. Escreva. Sem censura. É a famosa tempestade de idéias. Veja o exemplo:

 
Tema: terrorismo
 
Receptor: seus colegas de escola
 
Delimitação do tema: terrorismo palestino-judeu
 
Objetivo: apontar as causas do terrorismo palestino-judeu
 
Idéias: a criação do Estado de Israel em território palestino; com a criação de Israel, cobriu-se um santo e despiu-se outro; luta pelo Estado palestino; falta de esperança no futuro; indiferença dos Estados Unidos; intolerância; tradição de violência; descaso com a educação; busca de vida melhor; terrorismo pelo terrorismo; fome; falta de empregos; crise econômica e moral. 

 
Terceiro passo
 
E depois? Selecione. Escolha os mais adequados a seu objetivo. Lembre-se: você vai escrever 30 linhas. Não pode falar de tudo. O jeito é selecionar. Os melhores argumentos (ou os que você pode desenvolver melhor) serão os escolhidos. Cada um deles será um parágrafo de desenvolvimento de sua dissertação. 

 
Quais as causas do terrorismo palestino-judeu? Escolhemos quatro: a criação do Estado de Israel em território palestino; luta pelo Estado palestino; indiferença dos Estados Unidos; intolerância dos dois lados. 

 
Essas serão as idéias-núcleo do texto. Uma ou outra das que sobraram podem ser aproveitadas aqui ou lá na argumentação. As outras? Vão para o lixo. 
 

***
 
Teste
 
A seguir, você tem o planejamento de uma dissertação. Os primeiros passos foram dados. Sua tarefa é selecionar três idéias capazes de desenvolver o objetivo proposto: 

Tema: vestibular
 
Tópico: o estresse do vestibular
 
Leitor: seus colegas de sala
 
Objetivo (o que quero?): sugerir formas de combater o estresse do vestibular
 
Idéias: estresse é falta de planejamento; importância do lazer; aproveitamento melhor das aulas; o pré-vestibulando tem de praticar esportes, namorar, ir a festas e ao cinema; alimentação adequada; pular o carnaval; comer muito; dormir oito horas por noite.
 
***
 
A resposta? Logo, logo. Aguarde.