Redação 5

Publicado em Redação nota 10

 
 
Definir o objetivo
 
Há quatro dias, o blog vem falando de redação. O primeiro passo foi tirar a máscara da dissertação. Dissertar é mandar recado. Para que a mensagem seja entendida, alguns cuidados se impõem. Um deles: delimitar o tema. O outro: ficar de olho no leitor. 

 
O autor tem de ser humilde. Precisa dar-se conta de que não vai escrever nenhum verbete de enciclopédia, mas um texto de 30 ou 40 linhas. Tem, por isso, de escolher um tópico –­ aspecto sobre o qual discorrer. A delimitação do tema foi o assunto do terceiro post. 

 
Escrever é verbo transitivo. Quem escreve escreve para alguém. Para quem? A resposta define o texto a ser escrito. Imagine uma receita de sobremesa e três receptores diferentes. Um: a cozinheira da sua casa. Outro: seu colega de trabalho. O último: leitores da revista Playboy. Conclusão: o assunto é o mesmo. Mas os textos serão diferentes. Quem ditou a diferença? O leitor. A importância da audiência foi o tema do quarto post. 

 
Aonde você vai?
 
Delimitado o tema e escolhida a audiência, é hora de determinar o objetivo. Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve. Só que o indeciso perde muito tempo. E tempo é o bem mais escasso nas provas. Definir a rota de primeira ajuda a ganhar pontos. A rota é o objetivo. 

 
Como chegar ao objetivo da dissertação? Você tem o tópico (o tema delimitado). Sabe quem vai ler o texto. Pergunte-se: com este tópico, para este leitor, o que quero? Surgirão várias respostas. A que você escolher será seu objetivo. 

 
Exemplo
 
Tema: vestibular
 
Tópico: o estresse do vestibular
 
Leitor: seus colegas de sala
 
Objetivo (o que quero?): sugerir formas de combater o estresse do vestibular; analisar as causas do estresse no vestibular; apresentar as conseqüências do estresse do vestibular; demonstrar que o estresse é decorrente da falta de planejamento do vestibulando. 

 
De olho no tópico e no leitor, foram sugeridos quatro objetivos. Escolheu o seu? Pronto. Você tem seu caminho. Não vai se perder pelos atalhos da estrada. Agora, o desafio é outro. Sustentar a tese. É hora de buscar argumentos — ­ assunto das próximos capítulos. 

 
Reparou? A redação dos objetivos tem uma marca: começa com verbo no infinitivo (sugerir, analisar, apresentar, demonstrar). E todos estão centrados no autor. O dono da caneta não depende de ninguém. Poderoso, tem todas as condições de sugerir, analisar, apresentar ou demonstrar. 

 
Teste
 
Quer testar sua habilidade de definir objetivos? O objetivo é a alma da dissertação. Ele tem de estar amarrado ao tema e ao leitor. Dê vez a seu senso crítico e escolha o melhor objetivo para o planejamento proposto:
 
Tema: Tóxicos
 
Leitor: adolescentes
 
Objetivo 1: demonstrar que as drogas prejudicam a saúde do usuário
Objetivo 2: expor os diferentes tipos de drogas
Objetivo 3: provar que é possível curtir a vida sem recorrer a drogas
 
E daí? A, b ou c? Aguarde a resposta.