Redação 22

Publicado em Redação nota 10

 
 
Adjetivos amigos e inimigos 

 
Você sabia? Substantivo e adjetivo são quase sempre inimigos mortais. Um quer distância do outro. Para aproximá-los, só há um jeito. O adjetivo deve ser capaz de especificar melhor o substantivo. Em outras palavras: tornar o nome menos abrangente, mais preciso.
 
Observe:
 
Os alunos tiram boas notas.
 
A frase diz que todos os alunos tiram boas notas. Não é isso? O adjetivo se encarrega de restringir o substantivo:
 
Os alunos estudiosos tiram boas notas.
 
Veja outros exemplos de adjetivos bem-vindos. Eles particularizam o objeto. Dão validade à informação: Comprei uma mesa redonda. Gostamos de paredes brancas. João Marcelo tem cabelos loiros. Dois atletas jamaicanos se destacaram nos Jogos Pan-Americanos.
 
Por que redonda,brancas, loiro e jamaicanos mereceram banda de música e tapete vermelho? Porque eles prestam um senhor serviço à frase. Tornam o nome mais particular. Eu não comprei qualquer mesa, mas a mesa redonda. Não é de qualquer cor de parede que nós gostamos, mas da branca.
 
Mais: o cabelo do João Marcelo poderia ser preto, castanho, ruivo, vermelho, verde. O adjetivo loiro manda as especulações pras cucuias. Os atletas poderiam ser brasileiros, cubanos, chilenos ou argentinos. Jamaicanos elimina as demais possibilidades.
 
Há adjetivos que causam urticária ao substantivo. São os adjetivos-ônibus. Vazios e sem graça,não acrescentam nenhuma informação ao substantivo. Ao contrário. Exprimem a opinião de quem escreve. São tão genéricos que podem se juntar a qualquer substantivo. É o caso de maravilhoso. João pode ser maravilhoso. A casa pode ser maravilhosa. O clima pode ser maravilhoso. A noite pode ser maravilhosa. Tudo pode ser maravilhoso.
 
Conclusão: maravilhoso não diz nada.
 
Valem outros exemplos de indesejados: Pessoa formidável. Lição fantástica. Vestido bonito.
 
Viu? Os adjetivos nada informam sobre o objeto. O que é clima maravilhoso? Quente? Frio? Chuvoso? Nublado? Depende do gosto do freguês. E pessoa formidável? E lição fantástica? Vestido bonito? Sei lá.
 
Dica: com os adjetivos, seja econômico como os mineiros. Os moradores das Alterosas dão o seguinte conselho aos filhos: “Não saia. Se sair, não gaste. Se gastar, não pague. Se pagar, pague só a sua”.
 
Vale a adaptação: Não use adjetivo. Se usar, use só os que particularizam o substantivo.
 
 
Teste
 
O substantivo se sente bem-acompanhado com o adjetivo da frase:
 
a. Escolha cores maravilhosas para pintar as paredes do quarto do bebê.
 
b. Escolha entre as cores branco, marfim ou pêssego para pintar o quarto do bebê.
 
A resposta? Logo, logo. Até já.