Redação 18

Publicado em Redação nota 10

 
 
A frase harmoniosa
 
Não basta ser correta. A frase tem de agradar. A quem? Aos ouvidos. Um dos segredos está na combinação de palavras e frases. Umas devem conversar com outras sem tropeços, ecos ou repetições. O resultado precisa de soar bem. É a harmonia.
 
Há quem diga que cada um escreve como quer. É verdade. Mas até eles reconhecem a importância da harmonia. Sabem que cacofonias, monotonia & Cia. estragam o mais lindo pensamento. Fuja deles. Eis um jeitinho. 

 
Vem na frente, curtinho
 
A oração tem sujeito, objeto, adjuntos e toda a parafernália que você conhece. A colocação deles é chave do estilo harmonioso. Eis a receita: o termo mais curto — com menor número de sílabas ­ deve vir na frente do mais longo.
 
Quer ver? Leia esta frase em voz alta:
 
 
No sábado, fui ao shopping. Depois de borboletear de loja em loja, entrei na Siciliano. Lá, comprei um CD e vários livros de geografia e história do Brasil.
 
Agora, esta:
 
 
No sábado, fui ao shopping. Depois de borboletear de loja em loja, entrei na Siciliano. Lá, comprei vários livros de geografia e história do Brasil e um CD.
 
 
Reparou? O segundo período parece manco. Dá a impressão de que lhe falta alguma coisa. Mas não falta. Ele está certinho da silva. A sensação de que está incompleto tem tudo a ver com o tamanho dos termos. Na livraria, eu comprei duas coisas. Uma: um CD. A outra: livros de geografia e história do Brasil. Na lei da harmonia, o curto vem na frente. No exemplo, vem atrás. Xô!
 
Leia outro período em voz alta:
 
A ópera chega a Brasília com cenário e montagem modernos por R$ 100 o ingresso.
 
Compare:
 
A peça chega com cenário e montagem modernos a Brasília por R$ 100 o ingresso.
 
 
“A Brasília” tem quatro sílabas. “Com cenário e montagem modernos”, onze. A regra: o mais curto puxa a carrocinha. Vem na frente. 

 
Teste
 
Qual dos períodos respeitou a lei da harmonia?
 
a. O Congresso Nacional votará o projeto de lei na próxima semana em regime de urgência urgentíssima.
 
b. O Congresso Nacional voltará, na próxima semana em regime de urgência urgentíssima, o projeto de lei.
 
 
A resposta? Aguarde.