Redação 13

Publicado em Redação nota 10


 

Escrever é pensar
 
Os professores não cansam de repetir: “Escrever é pensar”. Os livros de redação não ficam atrás. Dão o mesmo recado. Uns e outros querem dizer isto: escrever é organizar as idéias.
 
Organizar as idéias é planejar o texto. Trocando em miúdos: é delimitar o tema, definir o objetivo, selecionar os argumentos capazes de sustentar a tese. É seguir mais ou menos este esqueminha:
 
Tema: assunto geral do texto
 
Delimitação do tema: aspecto do tema que vai ser tratado
 
Objetivo: aonde você quer chegar com seu texto
 
Idéias do desenvolvimento: argumentos, exemplos, comparações, confrontos e tudo o que ajudar na sustentação do objetivo
 

Eis um exemplo:
 
Tema: Brasília
 
Leitor: assinante do caderno de turismo do Estado de São Paulo
 
Delimitação: turismo em Brasília
 
Objetivo: informar as opções de turismo em Brasília
 
Idéias de desenvolvimento: Brasília monumental (palácios, catedral, Esplanada dos Ministérios, torre, Praça dos Três Poderes), Brasília ecológica (parques, cachoeiras), Brasília mística (Vale do Amanhecer, Cidade da Paz, Templo da Boa Vontade).
 
O planejamento do texto foi nosso assunto das últimas semanas. A esta altura dos acontecimentos, não constitui mais problema. Com ele, as idéias ficam mais claras. Agora, você não precisa se perguntar sobre o que escrever. Precisa, sim, descobrir como escrever para conquistar o leitor. A receita é uma só: tornar sua mensagem clara e interessante. O mistério do estilo atraente será  o tema das próximas colunas. Aguarde.