Círculo 4: Avaliação
- Imagine que você seja o professor que vai avaliar sua redação. Olhe seu texto. Ele está dividido em parágrafos? Oba! A separação das ideias diz que você tem familiaridade com a língua escrita.
- Leia o texto do começo ao fim. Releia-o com cuidado. Ele atingiu o objetivo? Começou bem — com uma frase atraente, que desperta no leitor a vontade de prosseguir? As ideias estão encadeadas, uma leva a outra? Terminou com um fecho elegante?
- É fácil de ler e entender? Parece natural como uma conversa entre amigos? As frases soam harmoniosas (sem cacófatos, rimas, repetições e erros gramaticais)?
- Você sente orgulho da sua obra? Parabéns. Você é um autor nota 1000. Uma vaga da universidade é sua.
Lembretes
- Nem toda repetição é má. A estilística dá liga e charme ao texto.
- Faça perguntas diretas — terminadas por ponto de interrogação.
- Prefira palavras curtas e simples.
- Na dúvida, use ponto.
- Frases curtas são fáceis de entender e você acerta na pontuação, conjunções e correlação verbal.
- Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente batendo papo.
- Surpreenda. Fuja dos chavões e das frases feitas.
- Simplicidade impressiona mais que erudição forçada.
- Não queira ser um escritor genial.