Círculo 2: Planejamento
Você vai escrever um texto de 30 linhas. O tempo é curto. Como aproveitar cada minuto? A resposta é planejar. Depois de ler o tema e os textos motivadores, faça um esquema. Ele organiza as ideias e traça o caminho a seguir. Quer ver? Eis o passo a passo:
- Respire fundo. Três vezes. O ar entra pelo nariz e sai pela boca. Devagarinho. No vai e vem, deixe-o acariciar o umbigo. Sorria por dentro e por fora. Depois, massageie as orelhas sem pena. Pressione onde doer. Com isso, você acorda todos os sentidos.
- Leia o tema da redação. Sem pressa. Entenda-o. Pense no aspecto que quer abordar, formule a tese numa frase, busque argumentos para sustentar seu ponto de vista.
- Planeje o texto. Eis um modelo:
Tema: É o assunto a ser tratado. Responde à pergunta “o quê”?
Delimitação do tema: Aspecto do tema a ser tratado. É o quê do quê.
Objetivo: Para que você escreve o texto? Aonde quer chegar? O que quer provar? A resposta é um verbo no infinitivo (provar, demonstrar, sugerir, criticar).
Ideias o desenvolvimento: Como chegar lá? Que argumentos, opiniões, exemplos, citações ajudam a sustentar a tese? Faça uma tempestade de ideias. Depois selecione as mais adequadas.
- Sentença-tese. Numa frase, sintetize a tese que você quer defender.
- Exemplo
Tema: votar
Delimitação do tema: razões para votar
Objetivo: demonstrar a importância de votar
Ideias do desenvolvimento: desculpas para não votar (desencanto, descrença, preguiça), consequências de não votar (abdicar ao poder de mudar, fazer o jogo das velhas raposas, citação de Boff e Toynbee), importância de votar (mudar as coisas, expressar a vontade, assumir compromisso de escolher e fiscalizar).
Sentença-tese: Votar é a arma para mudar a realidade indesejada e criar a realidade que se quer.
LEMBRETES
1. Só comece a escrever quando tiver certeza do que quer comunicar.
2. O texto deve definir bem os objetivos para levar o leitor a agir.