Oba! Você já fez o plano e o rascunho. É hora do texto que será submetido ao crivo da banca examinadora. Com 80% do caminho percorrido, tenha calma. A nota 1000 o espera. Atenção às dicas mágicas:
1. Comece pelo começo. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois desenvolva a sua tese. Cada ideia num parágrafo. Por fim, conclua. Com um fecho elegante.
2. Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje suas frases com pausas. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a você.
3. Use frases curtas. Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nas conjunções, nas correlações verbais. “Uma frase longa”, ensinou Vinicius de Moraes, “não é nada mais que duas curtas.”
4. Ponha as sentenças na forma positiva. Diga o que é, nunca o que não é. Em vez de escrever “ele não assiste regularmente às aulas”, escreva “ele falta com frequência às aulas”.
5. Prefira palavras curtas e simples. Os vocábulos longos e pomposos criam uma barreira entre leitor e autor. Fuja deles. Seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais expressiva. Casa, residência ou domicílio? Casa.
6. Opte pela voz ativa. Ela deixa o texto esperto, vigoroso e conciso. A passiva, ao contrário, deixa-o desmaiado, sem graça. Compare:
• Voz ativa: Os alunos fizeram a redação.
• Voz passiva: A redação foi feita pelos alunos.
7. Abuse de substantivos e verbos. Seja sovina com adjetivos e advérbios. Eles são os inimigos do estilo enxuto.
8. Seja conciso. Respeite a paciência do leitor. A frase não deve ter palavras desnecessárias. Por quê? Pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias ou a máquina peças desnecessárias.
9. Revise. Leia o texto. Mas leia-o ativamente. Primeiro faça a leitura panorâmica. Percorra-o do começo ao fim. Assim, você tem ideia do conteúdo. Depois, faça a leitura analítica. Sua redação tem começo, meio e fim? Você defendeu seu ponto de vista? Escreveu parágrafos com tópico frasal e desenvolvimento? Apresentou proposta de intervenção? Respeitou a correção gramatical? (Dobre os cuidados com a pontuação, a regência, a crase, a concordância.) Triplique a atenção com a passiva sintética — do tipo “vendem-se carros” — com o sujeito posposto ao verbo.
10. Avalie. As frases soam bem? Sem cacófatos (por cada, por tão, uma mão, boca dela)? Sem rimas (rigor do calor)? Você começou bem? Terminou melhor? Tenha a certeza: uma vaga da universidade é sua.