Acredite. Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. O horóscopo publicado no jornal é um recado. A prova que você faz na escola é um recado. A dissertação de mestrado é um recado.
A gente manda e recebe recados todos os dias. A secretária anota a mensagem para o chefe. O médico prescreve o remédio para o enfermo. O professor dá o tema da redação. Você escreve uma carta para seu amigo. Seu coleguinha manda um zap para você. É tudo recado.
E a dissertação do Enem? É recado. Então por que aquele frio na espinha? Só de pensar nela as mãos ficam geladas. O coração dispara. O suor jorra. Os sintomas têm um nome — medo. Do quê? O que apavora é não ter nada para dizer.
Qual a saída? Ser esperto. Você já leu muitos livros, revistas e jornais. Viu dezenas de filmes. Conversou sobre variados assuntos. Assistiu a incontáveis telejornais. Está pra lá de preparado. Tem assunto pra dar e vender. Na hora de dar seu recado, fique calmo. E siga as dicas de 1 a 6.