rascunhoo

Publicado em Geral



Cegueira
    Em Brasília as eleições não acabaram. Petistas pedem a recontagem dos votos. Acusa daqui, defende dali, a questão parou na Justiça. Em frente ao tribunal, apareceram faixas. Uma delas pede ação dos juízes. Diz: “Haja, Justiça”.
    Nada feito. A ordem misturou alhos com bugalhos. Confundiu ®MDUL¯aja, do verbo agir, com ®MDUL¯haja, do verbo haver. Mas nem tudo está perdido. A Justiça é cega.

Leitor pergunta
    O bispo Rodrigues me pregou um grande susto. Em entrevista ao Boris Casoy, disse “vão ter muitas questões”. Achando pouco, mais adiante sapecou esta: “Lá tinham quatro representantes católicos”.
    Na escola, aprendi o uso do verbo haver. Na oração sem sujeito, ele pede passagem. Para não cometer pecado contra a língua, o bispo deveria ter dito “vai haver muitas questões” e “havia quatro representantes”. E agora?
José Costa, Recife
    É isso. E que o Senhor tenha piedade do filho que matou aulas. Amém.
***
    ®MDUL¯Ensino à distância ou ®MDUL¯ensino a distância?
João Felipe, Brasília
    Se a distância for determinada, use ®MDUL¯à distância. Se não, dê vez ao ®MDUL¯a distância: O pai viu os filhos a distância. Faço um curso a distância. A polícia seguiu os assassinos à distância de mais ou menos 200 metros.    ®MDUL¯_15:42 11/01/05translated by GENERIC