Concordância: partitivo

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

A maioria dos estudantes saiu? Saíram? Ops! Trata-se de caso de concordância pra lá de sofisticado. É o partitivo. Existem as expressões partitivas: parte de, uma porção de, o resto de, a metade de, a maioria de. Quando elas são seguidas de substantivo ou pronome no plural – e só assim – o verbo se esbalda. Pode ir para o singular. Ou plural: A maioria […]

Erramos: aspas

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

“No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do `light sweet crude´ (WTI) teve alta de 44 centavos”, escrevemos na pág. 12. Viu? Desperdiçamos aspas. Palavras estrangeiras dispensam os urubus do texto. Melhor: No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do light sweet crude (WTI) teve alta de 44 centavos.

Fatal: emprego

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

Fatal quer dizer que mata. O acidente mata. É fatal. Veneno mata. É fatal. Queda pode matar. Pode ser fatal. Muitos dizem “vítima fatal”. Bobeiam. A vítima, coitada, morre. Não mata. Se a pessoa perdeu a vida, diga que ela morreu: O acidente provocou duas mortes. No acidente, duas pessoas morreram.  

Hífen: sem-

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

Motoristas irresponsáveis? Existem pra dar, vender e emprestar. Além de desrespeitar o limite de velocidade, estacionam como lhes dá na cabeça. Diante das escolas, veem-se carros em filas duplas e triplas. A meninada chama os condutores de “sem noção”. Ao escrever a duplinha, pintou a dúvida. Com hífen? Sem hífen? Sem-noção joga no time de sem-terra, sem-teto, sem-emprego. Eles são sem-sem: sem plural e sem […]

Erramos: pontuação

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

“O Brasil gasta 6% do PIB em educação, se falta infraestrutura em algumas regiões; então, o investimento precisa ser maior”, escrevemos na pág. 6. Viu? É o samba da pontuação doida. Melhor devolver a sanidade ao texto. Assim: O Brasil gasta 6% do PIB em educação. Se falta infraestrutura em algumas regiões, então o investimento precisa ser maior.

Ensinar e aprender: regência

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

O professor ensina. O aluno aprende. Certo? Em parte. Hoje, volta e meia, os papéis se invertem. Com a moçada pra lá de informada, mestres se atualizam com garotos e garotas que adoram dividir conhecimentos. Basta ter humildade e curtir. De quebra, lembrar a regência do verbo que enriquece uns e outros. No sentido de dar instrução, a gente ensina alguma coisa a alguém: O […]

Sobre o professor: citações

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

“Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II) * “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina) * “O melhor professor é muito interativo.” (Bill Gates) * “Sou professor a favor da decência contra o despudor, […]