Contágio de Bolsonaro: emprego de “mesmo”

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

“Quem desrespeitar a lei sentirá a força da mesma”, disse Jair Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional. Ops! O presidente eleito tropeçou num dissílabo pra lá de conhecido por quem anda de elevador. Trata-se de mesmo. Como lidar com ele? Depende. Quando reforça nome ou pronome, mesmo concorda com o termo a que se refere: Ele mesmo leu o discurso. Ela mesma leu o discurso. Nós mesmos (mesmas) lemos o […]

Agradecer: tropeço de João Dória

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

Fechadas as urnas, um verbo fez a festa. É agradecer. João Doria, governador eleito de São Paulo, abusou. No discurso da vitória, agradeceu a gregos, troianos, baianos e sergipanos. Ninguém ficou de fora. Nem o gato e o cachorrinho lá de casa. Mas houve um senão. Na euforia, o ungido pelas urnas maltratou o verbo agradecer. Em todas as frases, desrespeitou a regência do polissílabo. […]

Adversário e inimigo: diferença

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

Fernando Haddad fez o discurso da derrota. Tevês transmitiram o pronunciamento ao vivo. Ele falou, falou, falou. Os telespectadores aguardaram a prova de civilidade que faz parte da liturgia do processo — cumprimentar o vitorioso. Não o fez. Na manhã do dia seguinte, mandou o recadinho pelo Twitter. Pegou mal. Ele confundiu adversário com inimigo. Inimigo é alguém que se odeia, a que se tem […]

Dica para o Enem: coesão

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

“Socooooooooooooooooooooooooorro!”, gritam os 6 milhões de inscritos no Enem. Vestibulandos e concurseiros de Europa, França e Bahia vão atrás. O motivo: perdem pontos a rodo num tal item chamado coesão. Eles procuram o assunto nas gramáticas. Não encontram. Celsos Cunhas, Becharas, Cegallas não dedicam nenhum capítulo ao tema. Por quê? A razão é simples. Coesão está presente na morfologia, na sintaxe, nas figuras de linguagem. […]

Redação para o Enem 4: avaliação

Publicado em Deixe um comentárioportuguês

Círculo 4: Avaliação Imagine que você seja o professor que vai avaliar sua redação. Olhe seu texto. Ele está dividido em parágrafos? Oba! A separação das ideias diz que você tem familiaridade com a língua escrita. Leia o texto do começo ao fim. Releia-o com cuidado. Ele atingiu o objetivo? Começou bem — com uma frase atraente, que desperta no leitor a vontade de prosseguir? […]