Por que escrever como manda o dicionário? Por muitas razões. A mais importante: porque pega bem. A grafia funciona como cartão de visita do estudante e do profissional. Exibir texto com letras, acentos, hifens e travessões no número e lugar certos demonstra familiaridade com a língua escrita. Prova que a pessoa foi bem alfabetizada e domina a habilidade de ler e escrever.
Os mistérios da ortografia se desvendam aos poucos. À medida que temos contato com a escrita, cresce a intimidade com vogais, consoantes & cia. ilustre. A criança em fase de alfabetização tropeça em letras e acentos. É natural. Com o tempo, domina o assunto. Por isso, quanto maior a escolaridade, menor a tolerância social ao erro.
Para viver em sociedade, firmamos pactos. Combinamos andar vestidos em público. Combinamos não arrotar à mesa. Combinamos não cuspir no chão. Combinamos, também, escrever como manda o dicionário. Ele, baseado em critérios etimológicos ou fonéticos, diz que hospital se grafa com h; pesquisa, com s; exceção, com ç.
A razão: como todas as línguas de cultura, o português tem a grafia oficial. Quem a ignora paga caro. Perde vaga na universidade. Perde promoção no trabalho. Perde pontos no concurso. Perde amores. Convenhamos: ninguém merece.