Natureza de cara feia

Publicado em Geral

      “Não tenho medo de cara feia. Tenho medo de natureza em fúria.” A frase foi desabafo de moradora da periferia de Brasília. Tereza Silva mirava os estragos causados por tempestade que deixou rastro de destruição — casas ruíram, torres voaram, pessoas desapareceram.

Ventania, enxurrada e chuva de granizo mudaram a paisagem. Jornalistas improvisados postaram imagens e comentários nas redes sociais. Os textos chamaram a atenção por duas razões. Uma, claro, pela informação que prestavam. A outra, por tropeços na língua. Volta e meia aparecia a palavra “enchurrada”. Nada feito. Enxurrada se escreve com x.

O xis da questão

Enxurrada, enxaqueca, enxada, enxofre, enxugar, enxaguar, enxoval têm dois pontos em comum. Um deles: escrevem-se com x. O outro: ensinam lição de grafia. Depois de en– o xis pede passagem.

Comigo ninguém pode

Com a língua é assim: a família está acima de qualquer regra. Por isso, enchente, enchiqueirar, encharcar, enchocalhar se escrevem com ch apesar do en. A razão: as palavras são filhas de cheio (encher, enchente), chiqueiro (enchiqueirar), charco (encharcar, encharcado), chocalho (enchocalhar).