Leitores perguntam

Publicado em Geral, Leitor pergunta

Emeu tempo de estudante, meu professor de português ensinava que as letras do abecedário, quando isoladas, não têm plural. Assim escreve-se ou fala-se um L, dois L, etc. Minha pergunta: já que vejo grafado o plural de letras, qual é a forma correta — a do professor secundário ou a corrente? (Mario C.C.)

Mário, as letras têm plural. Você pode expressá-lo de duas formas. Uma: dobrando a letra (os ll, os ii, os vv). A outra: escrevendo-as por extenso com o s no final (os eles, os is, os vês).

***

Leitor assíduo do blog, peço que esclareça duas dúvidas que me perseguem há anos. Uma: é cabível dizer “conclusão definitiva”? Se cabível, em que situações? A outra: a locução ” haja vista” existe? Leio-a com frequência em entrevistas e, confesso, me incomoda. (Sávio Duarte)

Sávio, há trabalhos que se fazem por etapas. A cada uma, corresponde uma conclusão parcial. Por fim, chega-se à última e definitiva. Talvez os contextos em que você tenha encontrado o adjetivo se refiram a esse caso. Será?

Haja visto? Haja vista? As duas duplinhas existem. A primeira é o pretérito perfeito composto do verbo ver: É importante que eu haja visto o filme para dar o parecer. É importante que ele haja visto o filme… É importante que nós hajamos visto o filme…É importante que eles hajam visto o filme…

Haja vista se refere a outra história. Invariável, a locução quer dizer veja-se: Falta fiscalização no Lago Paranoá, haja vista os constantes acidentes que lá ocorrem.