Leitor pergunta

Publicado em Geral, Leitor pergunta

Escuto muita gente se equivocar no uso de vai ao encontro, vai de encontro e vai em contra. Pode esclarecer o emprego das duas formas? (Renata Galvão)

Olho vivo! Na pergunta, está em jogo uma ilustre figura. Trata-se da semelhança. De encontro e ao encontro se parecem, mas, claro, não são iguais. A preposição faz a diferença:

Ao encontro de dá passagem a situação favorável: O filho foi ao encontro do pai. A decisão do STF foi ao encontro dos defensores da descriminação da maconha. Minhas palavras vão ao encontro do coração dos enfermos.

De encontro a joga no time contrário. Exprime oposição, situação desfavorável: O carro foi de encontro à árvore. A decisão do STF foi de encontro aos opositores da descriminação da maconha.

O tal vai em contra sofre de outro mal. É confusão. Muitos pensam que ele é irmãozinho das anteriores. Enganam-se. No caso, a preposição sobra: A mãe foi contra o pai. Você tem alguma coisa contra a nomeação da nova ministra? Não. Como dizem os mineiros, não tenho nada contra nem a favor. Muito pelo contrário.