Leitor pergunta

Publicado em Geral, Leitor pergunta

“A população não quer nem ouvir falar do assunto por causa das más condições do transporte público da capital, com ônibus que quebram a todo o momento e estão sempre lotados”, escreveu o jornal. Minha dúvida: a “todo o momento” está correto? (Natália Lambert) 

O todo, Natália, é cheio de manhas. Ora vem acompanhado de artigo, ora prefere a solidão. Ora se flexiona no plural, ora se mantém no singular. Como lhe respeitar os caprichos? Guarde isto:

Todo significa cada, qualquer, inteiro: Todo (cada) país tem uma capital. Todo (qualquer) homem é mortal. Li o livro todo (inteiro).

Todo o equivale a inteiro: Vi todo o filme. Assistiu a toda a exposição. Trabalho todo o ano.

Todos os quer dizer todas as pessoas ou representantes de determinada categoria, grupo ou espécie: Todos os convidados bateram palmas. O governo quer todas as crianças na escola. Dirigiu-se a todos os presentes.

E daí, Natália? Em que emprego a sua dúvida se encaixa? No primeiro. Todo momento significa qualquer momento. Eis a frase nota 10: A população não quer nem ouvir falar do assunto por causa das más condições do transporte público da capital, com ônibus que quebram a todo (qualquer) momento e estão sempre lotados.