Leitor pergunta

Publicado em Geral, Leitor pergunta

    Tenho uma dúvida. Qual a regra para usar o prefixo trans? Geraldo Adriano de Souza, Andrelândia     Trans é pra lá de fácil. Alérgico, o pequeno se enche de brotoejas diante do tracinho. Com ele é tudo colado: transnacional, trasamazônica, transumano, transregional, transubjetivismo.  

 
***
 
Morro de curiosidade: auxílio-moradia, auxílio-maternidade e outros auxílios se escrevem com hífen?
Karlota Mendes, Natal     Escrevem-se. Com auxílio, não basta ficar um lá e outro cá. É necessária uma separação maior. No caso, o hífen. Veja: auxílio-doença, auxílio-enfermidade, auxílio-funeral, auxílio-reclusão. E por aí vai.
 
 
***
 
  O geral, que aparece, por exemplo, em secretário-geral, ora se escreve com hífen, ora sem. Como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) trata o adjetivo? Marcelo Abi, Brasília     Direção-geral, diretor-geral, secretaria-geral, secretário-geral, procuradoria-geral, procurador-geral aparecem grafados com tracinho. Ufa! Finalmente uma sistematização.  
 
***
 
 
Abrupto ou ab-rupto?
  Joana Lacerda, Rio      O Volp grafa as palavras formadas pelo prefixo ab- seguido de r com hífen (ab-rupção, ab-ruptado, ab-ruptela). Abrupto, talvez por causa da tradição, mantém a grafia abrupto. Também se escreve ab-rupto. Você escolhe