Interpretar texto é treino

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Ops! Interpretação de texto? Concurseiros, vestibulandos e estudantes de todos os níveis tremem diante das três palavras. Imaginam um bicho-de-sete-cabeças. No interior de cada uma residiriam ciladas inimagináveis e incontornáveis. O objetivo dos mestres seria um só — pegar o bobo na casca do ovo. A moçada tem razão? Não.

Professores não são carrascos. São profissionais cuja função é avaliar a habilidade de leitura do examinando. Em bom português: querem descobrir se o candidato entende o que lê. Nada mais. Como exercitar a compreensão de texto? Lendo. A leitura é sempre útil e proveitosa, mas ler com o objetivo de preparar-se para prova requer certo ritual. Com dicionário e lápis à mão, siga estes passos:
 
1. Faça uma leitura panorâmica do texto. No primeiro contato, capte o assunto. Do que trata o escrito? Das Olimpíadas? Inflação? Condomínios? Orçamento?
 
2. Explore o vocabulário. Volte ao texto. Desta vez com lápis na mão para sublinhar as palavras de significado desconhecido ou pouco claro. Localize-as no dicionário. Cuidado. Você tem de encontrar o vocábulo mais adequado ao sentido da frase. Analise o enunciado. Depois, procure substituir a palavra assinalada pelos significados que lhe são atribuídos. Escolha o que traduz melhor o recado.
 
3. Faça a leitura compreensiva. Conhecido o vocabulário, você está apto a captar o plano de desenvolvimento do texto: a forma como o autor organizou as idéias. Elas obedecem a uma hierarquia. Há o general, os coronéis, os majores e os sargentos.

É o general – a idéia principal – que traça a estratégia do texto. Ela se destaca e está presente ao longo da leitura. As idéias secundárias (os coronéis, majores, sargentos, que no texto aparecem como causas, conseqüências, exemplos, comparações) só fazem sustentar o general.

O texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Em outras palavras: começo, meio e fim. Leia com cuidado a introdução (em geral o primeiro parágrafo) e a conclusão (o último). A introdução apresenta a idéia-general; a conclusão a confirma.

Os outros parágrafos (do desenvolvimento) trazem as idéias secundárias. Cada um só tem uma, em geral expressa na primeira frase. Sublinhe-a. Depois pergunte-se: o que ela tem a ver com a idéia central? É uma causa? Conseqüência? Exemplo? Comparação?

Volte ao texto e releia-o cuidadosamente. Você é capaz, agora, de “conversar” sobre ele: dizer o ponto de vista que autor defende e os argumentos utilizados para convencer o leitor. Pode, também, questionar-se: ele tem razão? Concordo com tudo que ele disse? Por quê? O que eu acho a respeito do assunto?

Exercite um texto por dia. Ler é habilidade, como nadar, esculpir, datilografar ou escrever. Com o treinamento, você lerá melhor e se sentirá mais seguro na hora da prova. Comece já.