Estudantes perguntam 7

Publicado em Geral, Leitor pergunta

Por que se usa ponto e vírgula no meio do texto? Sempre vejo essa pontuação quando se fala em tópicos, mas lendo também percebi no meio texto. É correto? (Lizandra Santos)

A dúvida não é só sua, Lizandra. Passeie os olhos por jornais e revistas. Raramente você verá esse sinalzinho casado. Por quê? Poucos sabem empregá-lo. Ele é muito sofisticado. Basicamente, o ponto e vírgula tem dois empregos:

O primeiro

Separa termos de uma enumeração. Nesse caso, é arroz de festa de leis, decretos, portarias. Até Deus o usou:

São mandamentos do Senhor:

Amar a Deus sobre todas as coisas;

Não tomar seu santo nome em vão;

Honrar pai e mãe;

Não matar;

Não roubar;

Não desejar a mulher do próximo.

Reparou? O casadinho fica no meio do caminho. No lugar dele poderia estar a vírgula. Ou o ponto. Por isso, muitos nem se preocupam em empregá-lo. No aperto, partem para outra. E se dão bem.

O segundo

Torna o texto mais claro. Com isso, facilita a vida do leitor. Quer ver? Examine esta frase:

João trabalha no Senado, Pedro trabalha na Assembleia Legislativa, Carlos trabalha no banco, Beatriz trabalha na universidade, Alberto trabalha no shopping.

A frase está correta e clara. As vírgulas separam as orações coordenadas. Mas há um defeito. A repetição do verbo torna-a cansativa. O que fazer? Há uma saída. A gente mantém o trabalha na primeira oração. E mete-lhe a faca nas demais. No lugar deles, põe a vírgula:

João trabalha no Senado, Pedro, na Assembléia, Carlos, no banco, Beatriz, na Universidade, Alberto no shopping.

Valha-nos, Deus! À primeira vista, virou o samba do texto doido. Quem bate o olho na frase não entende nada. O jeito é recorrer ao ponto e vírgula. Ele vai separar as orações coordenadas:

João trabalha no Senado; Pedro, na Assembleia Legislativa; Carlos, no banco; Beatriz, na universidade; Alberto, no shopping.

Chique, não? Veja mais dois exemplos:

Eu estudo na USP; Maria, na UnB.

Alencar escreveu romances; Drummond, poesias.

É isso.