Diquinhas infantis 19

Publicado em Diquinhas, Geral

Sherazade não parava de contar histórias. As aventuras de Simbdad acabaram. E a agora? Chegou a vez de Ali Babá. Ele era um homem pobre. Ia com três burros todos os dias à floresta pra cortar árvores e vender a madeira na cidade.

Um dia, lá estava ele no trabalho pesado quando ouviu o galope de cavalos que se aproximavam. Rapidinho, escondeu-se atrás de uma árvore. Um bando de homens armados apareceu. Eram 40 ladrões. Carregavam sacos pra lá de pesados. Surpresa! Eles chegaram perto de uma pedra enorme. O chefe deu uma ordem estranha:

— Abre-te, sésamo.

A pedra se abriu como se fosse uma porta. Atrás havia uma caverna. Os ladrões deixaram o roubo lá dentro e saíram com os sacos vazios.

Ali Babá viu e ouviu tudo. Quando os homens se afastaram, ele repetiu a frase. Entrou. Viu montanhas de joias e barras de ouro. Oba! Encheu três sacos e os levou pra casa. Quando os ladrões descobriram o roubo, foram atrás de Ali Babá. Será que vão pegá-lo? Sherazade vai nos contar na próxima coluna.   Sésamo

“Abre-te, sésamo!”, dizia o chefe dos ladrões. A porta se abria. Você sabe o que sésamo quer dizer? Escolha a resposta:

animal planta pessoa gênio   E daí?

Sésamo é uma planta. Tem uma cápsula carregadinha de sementes pequeninas e amarelas. Nós a conhecemos com outro nome. É gergelim.   Em bom português

No Brasil, em vez de “Abre-te, sésamo”, poderíamos dizer:

Abre-te, caverna! Abre-te, gergelim! Abre-te, esconderijo! Abre-te, sem,ente!

Resposta: b. planta. b. Abre-te, gergelim!