Diquinhas de Português 64

Publicado em Diquinhas

 

Leito de Procusto

Ui, que medão! Procusto vem ali. Ele parece simpático. Sorri muito. Conversa com os viajantes. Oferece a casa para eles descansarem. Mas é tudo fingimento. O homem é muito mau. Quando a pessoa chega à casa dele, descobre a armadilha. Procusto rouba o dinheiro, os presentes e a bagagem. Depois, inicia a sessão de tortura.

Ele tem uma camona de ferro no quarto. Obriga o refém a deitar-se nela. Se o visitante é alto, corta a parte do corpo que sobra. Se é baixo, espicha o corpo dele até que fique do tamanho do leito. Já imaginou? Que maldade! Teseu, o herói, decidiu acabar com a farra. Fez com o torturador o que ele fazia com os viajantes. Ufa! Procusto morreu. Mas ninguém o esquece.

Herança

O torturador deixou uma herança para a língua portuguesa. É a expressão leito de Procusto. Significa forçar a barra, querer que todos sejam iguais, tenham as mesmas preferências e os mesmos gostos.

Por aí

O mundo está cheio de Procustos. São pessoas intolerantes. Elas não aceitam diferenças. Querem que todos sejam iguais. Quer exemplos? Eis dois:

O pai pianista quer que os filhos toquem piano. Eles não querem. Mas ele os obriga a frequentar o conservatório. É Procusto.

Torcedor do Cruzeiro não aceita se sentar ao lado do torcedor do Atlético.

Agora você

Escreva um exemplo de alguém que age como Procusto. ………………………………………………………………….. …………………………………………………………………..

 

Opostos

Alegre é contrário de triste. Bonito é contrário de feio. Rápido é o contrário de lento.

Caça-Palavras

No texto, há duas palavras contrárias uma da outra. Quais são elas?

Resposta alto e baixo