Diquinhas de Português 62

Publicado em Diquinhas, Geral

O Minotauro

Labirinto é um lugar cheio de caminhos tortos.Quem entra lá tenta encontrar uma saída. Escolhe um caminho, nada. Busca outro, nem pensar. Quanto mais procura, mais encalacrado fica. No fim, desiste. Descobre que se perdeu para sempre.

Minos inventou o labirinto pra esconder o filho Minotauro. O garoto tinha corpo de homem e cabeça de touro. Quando estava brabo, soltava fogo pelas ventas. Que medão! Ao ver o meio-homem-meio-touro, o pai bolou uma forma de se livrar dele: prender o monstrinho numa cadeia especial.

O rei mandou o arquiteto Dédalo construir um palácio cheinho de quartos e paredes tortuosos. Quando ficou pronto, convidou Minotauro pra conhecer a novidade. Ele entrou. Perdeu-se. Está procurando a saída até hoje.

Touro

O nome do marido da vaca? Em português, é touro. Em inglês, bull. Em francês, taureau. Em italiano e espanhol, toro. Em latim, taurus.

O nome

Minotauro tem duas partes. Quais são?

( ) meio gente, meio touro ( ) minas + touro ( ) Minos + touro

Composição

Tauro, a segunda parte do nome de Minotauro, vem do:

( ) italiano ( ) francês ( ) latim

Dois valem um

Tou-ro tem duas sílabas. A primeira tem a duplinha ou. As duas letras se pronunciam numa só emissão de voz. Recebem, por isso, o nome de ditongo.

Resposta (x) Minos + touro (x) latim