Diquinha infantil 4

Publicado em Diquinhas, Geral

Sansão e Dalila

Sansão era forte, muito forte. Na guerra, matou mil soldados com uma mandíbula de burro. Ninguém ganhava dele. Os filisteus, vítimas da poderosa criatura, morriam de medo e curiosidade. Queriam porque queriam saber de onde vinha a força extraordinária.

Um dia, Sansão conheceu Dalila. Foi amor à primeira vista. Ela, pra lá de linda, pertencia ao povo filisteu. E traiu o herói. Em troca de 11 barras de prata, aceitou revelar o segredo do marido. Sansão nem desconfiou. Contou pra ela:

— Eu nunca cortei os cabelos. Todos os fios da minha cabeleira pertencem a Deus. Por isso sou invencível.

Quando ele dormiu, ela chamou os soldados. Eles deixaram o coitado carequinha. De quebra, lhe furaram os olhos.

Os filisteus comemoraram a vitória com uma grande festa. Pra exibir o troféu, amarraram Sansão às colunas do templo. Bobearam. Ele pediu a Deus:

— Me devolva a força só mais uma vez.

Deus o atendeu. Com força total, Sansão arrancou as colunas. O templo? Bummmmmmmmm! Desabou.  

Filisteus

Os filisteus eram chamados de povo do mar. Sabe por quê? Eles navegaram o Mar Egeu, chegaram ao leste do Mar Mediterrâneo e invadiram Canaã. A façanha foi há 3.400 anos.   Outro nome

Canaã é o antigo nome da região que hoje correspondente a Israel, Faixa de Gaza, Cisjordânia, parte da Jordânia, do Líbano e da Síria.   Xô, porco!

Os judeus chamavam os filisteus de bárbaros. Sabe por quê? Por causa do cardápio comida. O povo do mar comia carne de porco. Os moradores de Canaã não podiam nem pensar em leitoas assadas ou outros pratos feitos com delícias suínas.   Família cabeluda

Sabia? As palavras têm pai e mãe. Na escrita, ficam de olho na família. De cabelo nasceu cabeleira. De cabeleira, cabeleireira e cabeleireiro. Viu? A pessoa que cuida do cabelo tem dois is.   Como é?

Carne de porco também pode ser chamada de carne………….