Diquinha infantil 2

Publicado em Diquinhas, Geral

Jonas na barriga da baleia

Já imaginou passar três dias e três noites no ventre de uma baleia? Jonas passou. Foi há muuuuuuuuuuuuito tempo. No tempo em que Deus conversava com as pessoas. Foi assim: o Senhor chamou Jonas e ordenou:

— Vá à Nínive e diga aos assírios que eles têm 40 dias pra se arrependerem das maldades que cometem. Se não obedecerem, eu vou destruir as casas deles.

 
Jonas tremeu da cabeça aos pés. Sabe por quê? Os assírios eram muito maus. Crucificavam os inimigos. Arrancavam os olhos dos prisioneiros. Cortavam a cabeça dos derrotados na guerra e, depois, faziam pirâmides com as caveiras.
 
Que medão! Jonas fugiu. Pegou um navio. No caminho, caiu uma senhora tempestade. O mar ficou furioso. Jonas, arrependido, disse aos marinheiros:
 
— As águas se revoltam por minha culpa. Me joguem no oceano.
 
Eles jogaram. As ondas se acalmaram. Jonas parou no fundão. Lá, uma baleia o engoliu. Ele, depois de muito meditar, se arrependeu de ter desobedecido a Deus. Pediu ao Senhor que o tirasse de lá pra ele cumprir a ordem.
 
Jonas foi a Nínive e anunciou a fúria do Senhor. Os assírios prometeram melhorar. Melhoraram. Deus poupou a cidade. Viva!

 

Sabia?

A Assíria não morreu. Só mudou de nome. Hoje fica no norte do Iraque. Nínive, a capital dos assírios, é hoje importante sítio arqueológico. O nome quer dizer “a bela”.

Arte

Os assírios eram povo guerreiro. Na arte glorificaram seus reis e exércitos. Eles inventaram dois tipos de obras. Uma: os painéis de pedra que representam cenas militares ou de caça. A outra: a Lamassu. É a escultura de enoooooooorme animal com asas e cabeça de gente.  

Solte a voz

Pronuncie baleia em voz alta. Pronuncie de novo. Agora, separe as sílabas da grandona: ………………………

Reparou? A duplinha ei se pronuncia de uma só vez. É um ditongo. Não se separa (ba-lei-a).

Separe as sílabas destas palavras com ditongo:

ideia — colmeia — sereia —