Escrever é mandar recado. Ler, entender o recado. Nas provas de interpretação de texto, o examinador testa a habilidade de leitura do candidato. Pode fazê-lo em diferentes níveis. O mais elementar é o de compreensão do escrito. Sem exigir conhecimentos prévios, atém-se ao dito pelo autor. Nem mais nem menos. Veja o exemplo:
O mercado de livros de autoajuda cresce monstruosamente. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, foram 710 títulos produzidos em 2002 e 2,5 milhões de exemplares vendidos. No ano seguinte, foram produzidos 855 títulos, que se multiplicaram em 4,6 milhões de exemplares. Autoajuda é a sétima categoria mais comprada. Perde para livros didáticos, religiosos, histórias de amor, romance, dicionários e livros infantis.
O texto diz que:
- A oferta de livros de autoajuda cresce mais que a de qualquer outro assunto.
- As obras de autoajuda ocupam o topo na lista de vendas.
- Os clientes preferem obras de autoajuda a dicionários e livros didáticos.
- O número de exemplares de autoajuda quase dobrou em um ano.
Como diz o esquartejador, vamos por partes.
1. A opção a é falsa. O texto diz que a oferta de livros de autoajuda cresce. Mas não afirma que ultrapassa o crescimento dos demais assuntos.
2. É também falsa a opção b. Os livros de autoajuda ocupam o 7º lugar na lista dos mais vendidos.
3. Falta a opção c. Em nenhuma passagem o texto diz que os clientes preferem as obras de autoajuda às demais.
4. A d está coerente com o texto. Em 2002, diz o autor, foram vendidos 2,5 milhões de exemplares. Um ano depois, 4,6 milhões.
Outra questão
Há questões que vão um passo além da simples compreensão. Exigem do candidato uma dedução lógica a partir do dito. Eis um exemplo:
As informações contidas no texto permitem inferir que:
a. É eficiente a propaganda realizada pelas editoras que publicam livros de autoajuda.
b. O indivíduo, no século 21, cada vez mais busca apoio em livros para conduzir a vida.
c. Os livros didáticos são os mais vendidos porque são mais baratos e exigidos pelas escolas.
d. A religião proporciona mais ajuda aos seres humanos que a psicologia.
daí?________
E daí?
Marcou a letra a? Acertou. O autor não diz claramente o papel das editoras na explosão de vendas. Mas dá números. Elas aumentaram o número de títulos e a tiragem.