Complexo de Deus

Publicado em Geral

 

Lula acordou cedinho. Caminhada, ginástica, natação? Nem pensar. De carro, foi à Base Aérea de Brasília. Embarcou. A bordo, comeu, bebeu, conversou com assessores, definiu a agenda, organizou a cabeça e traçou a linha dos discursos. Chegou à capital pernambucana. O calor derretia pele e ossos. Ao longo do dia, participou de mil eventos. Suado, esbanjou acenos e sorrisos. Abraçou amigos e inimigos. Beijou criançonas e criancinhas. Conhecidos e desconhecidos exigiam atenção. Puxa-sacos se insinuavam sem cerimônia.

Ufa! Que maratona! Depois do jantar com o governador, Sua Excelência tomaria o rumo da Suíça. Lá, receberia o troféu Estadista do Ano 2009 do Fórum Econômico Mundial. Mas o homem põe e Deus dispõe. “Alto lá”, disse o Senhor. “Onipotência e onipresença são qualidades divinas.” E freou o cara. Tontura, dor no peito, mal-estar e…ops! A pressão nas alturas. Em vez de Davos, o presidente voou para o hospital. Diagnóstico: hipertensão.  

Senhor exagero

O povo diz pressão alta. Os médicos, hipertensão. Hiper aparece em montões de vocábulos. É o caso de hipermercado, hipersensível, hiperdinâmico. Em todos, indica exagero, posição superior. Hipermercado é um mercado desssssssssssssssssste tamanho. Hipersensível, muiiiiiiiiiiiiiiito delicado. Hiperdinâmico, pra lá de ativo.

Hiper, apesar do exagero, não goza de privilégios. Joga no time da maior parte dos prefixos. Pede hífen quando seguido de h (hiper-humano) ou de duas letras iguais (hiper-relapso). Nos demais casos, é tudo colado — hiperativo, hiperoperação, hipertexto.  

Por falar em hiper…

Lembra-se da hipérbole? Trata-se daquela velha figura de linguagem estudada na escola em tempos idos e vividos. Como o nome denuncia, a danada tem mania de grandeza. Sempre que aparece, abre alas para o exagero.

Exemplos? Dummond nos brinda com um: “Temos riqueza para dar ao mundo inteiro e ainda sobra para quatrocentos e noventa e nove mundos possíveis”. O povo sabido não fica atrás: chora rios de lágrimas, morre de medo, estoura de rir, ganha montanhas de dinheiro.  

Pra baixo

O contrário de hiper? É hipo. Hipertensão é pressão alta. Hipotensão, pressão baixa. Hiperativa é a criatura pra lá de ativa. Hipoativo, devagar quase parando.