Casa grande senzala linguística

Publicado em Geral

Mensagem

Você sabia? Os verbos são como as pessoas. Entre eles há os trabalhadores e os preguiçosos. Os que fogem do pesado se encostam nos que dão duro. Resultado: nasce a locução verbal. Um par da dupla dá duro. É o auxiliar. Flexiona-se em pessoa, número, tempo e modo. O outro fica no bem-bom. Nem se mexe. Permanece no infinitivo.

Veja exemplos da casa grande e senzala linguística:

Em posso viajar.

Reparou? O verbo poder, no caso, é o auxiliar. É ele que nos diz que a ação se refere à primeira pessoa do singular (eu) do presente do indicativo (posso). Que ação? A de viajar. A duplinha “posso viajar” exprime uma só ação — viajar.

Nas outras pessoas, tempos e modos, a história se repete. Veja: ele pode viajar, nós podemos viajar, eles podem viajar; eu pude viajar, ele pôde viajar, nós pudemos viajar, eles puderam viajar; talvez eu pudesse viajar, ele pudesse viajar, nós pudéssemos viajar, eles pudessem viajar.   Olho vivo!

Não pense que só o verbo poder batalha na locução verbal. Outros verbos também fazem as vezes de escravos na oração. Aprecie: Eu quero sair. Ele quer sair. Nós queremos sair. Eles querem sair. Eles quiseram sair. Talvez eles queiram sair. Eu vou estudar. Ele quer estudar. Nós queremos estudar. Talvez ele queira estudar. Eu comecei a trabalhar. Ele começou a trabalhar. Nós começamos a trabalhar. Talvez eu comece a trabalhar amanhã.

E por aí vai.   Verbo pronominal

A língua é cheia de ciladas. Uma tem tudo a ver com as locuções verbais formadas com verbos pronominais. A dúvida da moçada: no caso, o verbo principal se flexiona? Qual a sua opinião? Faça a sua aposta:

simnão   E daí?

Marcou a letra a? Acertou. Com os verbos pronominais, o verbo principal não perde a pose. Invariável, fica de braços cruzados olhando o pobre auxiliar mourejando que só. Quer exemplos?

Eu quero me aposentar. Ele quer se aposentar. Nós queremos nos aposentar. Eles querem se aposentar. Eu vou me formar no fim do ano. Ele vai se formar no fim do ano. Nós vamos nos formar no fim do ano. Eles vão se formar no fim do ano. Nós começamos a nos dirigir a ele há cinco minutos. Eles conseguem se apaixonar apesar do desgosto.