A rã e o marreco ¿ a sabedoria

Publicado em Geral


 Era uma vez…
  A bicharada estava em festa. Uns cantavam, outros pulavam, todos riam. Sabe por quê? Porque dona onça ia se casar. E eles estavam de olho na festona. Não faltariam brinquedos, comida gostosa, bebida fresquinha. Oba!   Dona rã era o único animal sério. O marreco, quando viu a preocupação dela, reclamou:
— Que cara feia! Por que você não se diverte com a gente?
  A rã, séria, respondeu:
  — Porque enxergo longe. Sei que o casamento da onça vai trazer prejuízos pra nós. Hoje só a onça nos persegue. Quando se casar, o marido também vai nos perseguir. Depois virão as oncinhas. Todos com fome querendo comer os outros animais. Já imaginou?   O marreco concordou. Os outros bichos também. Agora, estão todos torcendo pro casamento não sair.  Será que a torcida vai dar resultado? Tomara!
  *
  Roxane adora fazer amigos. Ela é da turma de Malu, Pepê, Rafa, Ruã, Vinicius, João Marcelo. O grupo dela é como coração de mãe. Nele sempre cabe mais um. Outro dia, o Vinicius discutiu com Carlos, um colega da escola. Quase se pegaram. Na hora do bate-boca quente, Roxane chegou pros dois e disse:
— Carlos, se você bater no Vinicius, nós vamos defender nosso amigo. Você vai ter de enfrentar toda a turma. Por que não entra no nosso grupo? Assim, você vira nosso amigo. Que tal?
  Carlos adorou.  
  *
  Moral da história: pior que um inimigo são dois inimigos. Pior que dois, três. Pior que três, quatro.

(Coluna publicada no suplemento Super, que circula aos sábados no Correio Braziliense)