COMO UNIR A EFICIÊNCIA NA COMPRA DO VINHO À EFICÁCIA NO SEU CONSUMO
Nada melhor do que sabermos escolher com inteligência o nosso próprio vinho (eficiência) e depois o apreciarmos com perfeição (eficácia)! Ou seja, harmonizando a eficiência com a eficácia.
Ambos conceitos costumam aparecer juntos, mas são distintos. Enquanto a eficiência prioriza o uso racional dos recursos, a eficácia se preocupa em atingir o objetivo desejado
A eficiência na compra de um vinho atenderia a otimização do processo, com o menor uso possível de recursos, como:
– TEMPO e ESFORÇO: ter uma adega climatizada economiza tempo e evita compras de última hora
– CONHECIMENTO – se não tiver recorra ao apoio dos sommeliers das lojas, informações de especialistas ou aplicativos de avaliação de vinhos.
– ORÇAMENTO – vinhos com bom custo-benefício;
Ser eficiente significa fazer as coisas da melhor maneira possível, com o menor desperdício, mas não garante que o objetivo final será alcançado. Seria comprar rapidamente um vinho, pelo menor preço do mercado, para na hora de tirar a rolha descobrirmos que não harmoniza com o cardápio. Ou seja, o vinho eficiente pode não ser eficaz.
A eficácia na compra de um vinho se refere a alcançar o objetivo desejado, independentemente de como isso é feito, desde que ele atenda às expectativas como:
– harmonizar perfeitamente com uma refeição;
– expressar sofisticação;
– um vinho especial para celebrar uma experiência inesquecível;
– vinho adquirido dentro de uma vinícola visitada é eficaz para trazer boas memórias, mesmo que o custo e o esforço não tenham sido um exemplo de eficiência.
Portanto ser eficaz na compra de um vinho está ligado ao resultado final, independente do tempo, dinheiro ou outros recursos dispendidos, desde que a compra do que se busca se concretize. O que pode levar à compra de um rótulo, que apesar da qualidade, é muito mais caro que o necessário para a ocasião.
A diferença fundamental entre os dois conceitos seria que eficiência é fazer as coisas da maneira certa e eficácia é fazer as coisas certas. Mais ou menos como comprar o vinho antes do dia de receber a turma para beber (eficiência), e lembrar que é para as visitas e não beber antes (eficácia).
Qual o nosso ideal? Consumir o vinho combinando eficiência e eficácia, maximizando o prazer, atingindo o objetivo da sua compra (eficácia) e gastando menos (eficiência).
Exemplos de eficiência e eficácia combinadas:
Harmonização prática e econômica: Escolher um vinho com boa relação custo-benefício que também harmonize perfeitamente com o menu do jantar, sem gastar mais do que o necessário. A eficácia será também convencer os colegas que aquele vinho baratinho é muito bom.
Seleção de vinhos com conhecimento prévio: Usar uma recomendação de um sommelier ou de uma fonte especializada para comprar rapidamente um vinho que se encaixa no orçamento e que atenda ao propósito desejado.
Compra inteligente em promoções: Aproveitar as promoções para adquirir vinhos de alta qualidade por preços reduzidos, garantindo eficácia no sabor e eficiência no custo.
Eficiência é levar a garrafa para o jantar. Eficácia é lembrar do saca-rolhas!
One thought on “COMO UNIR A EFICIÊNCIA NA COMPRA DO VINHO À EFICÁCIA NO SEU CONSUMO”
Ótimas explicações. Vou recorrer a a elas, quando for presentear 🎁 bons vinhos.