O vinho de uma uva só

Publicado em BLEND DE TEMAS

O vinho de uma uva só

 

Conheço consumidores que bebem apenas um estilo de vinho, podem até, eventualmente, consumirem rótulos diversos nas uvas ou  países, mas todos sempre dentro de uma única proposta e bem semelhantes.

O mesmo vale para os vinhos que não apreciam. Só que não sabendo como definir este estilo que não desejam, falam frases do tipo “qualquer coisa menos Cabernet Sauvignon”.

Zona de conforto e sem riscos. Um pouco monótona? Sim! Pode ser divertida? Pode! Sabendo o que escolher poderá até encontrar um universo dentro do vinho de uma uva só, tal como um Borgonha tinto.

Um universo numa única uva? Como é possível? Explico, tomem por exemplo o show da Madonna na praia de Copacabana para 1.600.000 expectadores.

Na frente, nos cartazes, apenas um nome, Madonna, porém, somando-se à sua excelência, conta com uma equipe de 200 profissionais e uma estrutura de 270 toneladas de equipamentos, o que potencializa o seu talento.

No rótulo do Borgonha não aparece o nome da uva, sua origem é que é importante, mas na ficha técnica consta que se trata de um vinho 100% Pinot Noir.

Mas este Borgonha seria apenas mais um entre outros tantos Pinot Noir não fosse toda uma soma de fatores que o distingue nas suas delicadas nuances e sutilezas.

Este resultado é a consequência de uma história de séculos de dedicação de gerações de produtores que conhecem cada detalhe do seu solo, tudo aliado a uma complexidade do terroir que permite a produção de uvas com características exclusivas, para que enólogos, com profundo respeito e conhecimento, transformem em vinhos com alma e identidade próprias.

Portanto não é só a uva que faz o vinho.

Sei que igual ao show da Madonna a Pinot Noir agrada aos gregos e desagrada aos troianos, mas é sempre bom lembrar que foram os gregos que venceram a guerra de Tróia.

Tom, nosso maestro soberano, fez uma música numa nota só, mas era uma brincadeirinha, porque logo avisava que “outras notas vão entrar”. Já o “gênio doidão” Tim Maia, fez um arranjo com uma longa introdução em uma nota só. Mas, acrescentou a esta nota só o seu vozeirão e balanço, vocais e a banda Vitória Régia com guitarras, metais, percussão e um violino. O resultado é a contagiante Sossego. O segredo para dar certo com uma nota só ou com uma uva só, é não estar sozinho e sim buscar sinergias.

Abra um Pinot Noir, nem precisa ser um Borgonha, escute Tim Maia ou Madonna e dance feliz, afinal, a vida também é uma só!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*