Na tentativa de escapar da regulação tanto nos contratos quantos nos reajustes anuais, operadoras e corretoras de planos de saúde do Distrito Federal extinguiram do seu portfólio de produtos o único serviço normatizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Dessa forma, o consumidor que quiser contratar um plano individual – cujo contrato é firmado com a pessoa física – […]
Íntegra das gravações: Conversa 1:AF Corretora de Plano de Saúde:Repórter: Estou fazendo uma cotação de planos de saúde. É para minha família. Somos eu, meu marido e meu filho de 5 anos. Atendente: Posso mandar por e-mail.R: Que tipo de plano que é? Individual, empresarial? Adesão?A: Olha, em Brasília não existe mais plano pessoa física. A Golden e a Amil […]
O Smiles, programa de milhagens da Gol Linhas Aéreas, admitiu falha no sistema e afirmou em nota que vai ressarcir os clientes prejudicados com a cobrança indevida de resgate de pontos. A empresa informou que o sistema passou a requerer uma quantidade de milhas superior aos valores que constam na tabela de resgate em companhias aéreas parceiras, que fazem voos […]
Alguns estabelecimentos comerciais têm o hábito de não diferenciar os preços pagos à vista e no cartão de crédito. A prática foi considerada irregular pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Por isso, o MPDFT expediu ontem uma recomendação às empresas de cartão de crédito orientando que a prática […]
DF é responsável por 11,8% das queixas contra companhias aéreas no Brasil
Dos 2.830 consumidores atendidos em todo o país este ano com queixas contra as companhias aéreas, 11,8% eram do Distrito Federal. De janeiro a maio, 282 clientes recorreram ao Procon-DF para reclamar contra as empresas aéreas. A TAM é a companhia com mais reclamações, tanto no DF quanto no Brasil. Na capital da República foram 155 queixas, o que […]
Os consumidores que precisarem entrar em contato com o Procon-DF via 151 podem encontrar dificuldades nesta semana. Até sexta-feira, o sistema de atendimento passará por modernização e, portanto, pode sofrer oscilações na rede. De acordo com informações do Procon-DF, o cabeamento está sendo trocado, assim como os equipamentos de telefone. Problemas como a ligação 151 dar rede ocupada devem ser […]
O Smiles, maior programa de fidelidade aérea do Brasil, está sendo investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).Baseado em denúncias de consumidores sobre o aumento injustificado da quantidade de pontos necessários para emissão de passagens, a 4ª Promotoria de Justiça Defesa do Consumidor (Prodecon) instaurou inquérito civil público para investigar a atuação da empresa.Para prosseguir com as […]
A possibilidade de trocar de empresa caso ela não ofereça um bom serviço é o maior trunfo do consumidor na busca pela excelência no atendimento. Aproveitando dessa vantagem do cliente, as agências reguladoras e o Banco Central abriram a portabilidade em áreas antes reservadas como a telefonia, plano de saúde e bancos. Assim, com as novas normas, os clientes insatisfeitos […]
Telefonia: Como funciona: 1. O cliente vai à operadora para a qual você pretende migrar. A empresa que perde o usuário não participa da negociação. 2. A operadora tem 3 dias para fazer a troca e, na transição, o celular pode ficar sem funcionar, no máximo, duas horas. 3. Não há limite para troca de operadoras 4. A portabilidade não […]
O decreto nº 7.962/13 que dispõe sobre as novas regras do comércio eletrônico fez um mês de existência e boa parte das empresas ainda não obedece quesitos básicos, como a informação de endereço físico e CNPJ. Na edição de ontem, o Correio fez uma lista de empresas e como elas se adaptaram aos itens da legislação. De olho no cumprimento […]