Atenção com a fraude no bacalhau

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O anúncio era do bacalhau, mas o peixe vendido não. Uma análise feita pela Proteste Associação de Consumidores mostrou que algumas espécies de peixes salgados secos são vendidos como bacalhau, induzindo o consumidor ao erro. Por isso, é preciso redobrar a atenção durante a Páscoa. Foram analisadas 30 amostras adquiridas em supermercados e peixarias de Florianópolis (SC) durante o mês […]

Consumidores têm dificuldades para resolver problemas

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A quantidade de reclamações de consumidores contra as empresas não para de crescer no Distrito Federal. Nos últimos seis anos aumentou em 17 vezes – passou de 297 para mais de 5 mil queixas. Mas além do crescimento da procura pelo Procon local, o que mais preocupa especialistas e gestores da defesa do consumidor é a dificuldade de algumas companhias […]

Procon-DF divulga a lista das empresas mais reclamadas em 2014

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

1. Banco do Brasil: 158 queixas Principais problemas: descumprimento da lei da fila Índice de resolução: 26% Resposta da empresa: “O Banco do Brasil aproveita todas as manifestações dos consumidores como contribuição para aprimorar o atendimento e seu relacionamento com os clientes, implementando continuamente ações de melhoria. Como resultado dessas ações, de acordo com dados divulgados pela Senacon – Secretaria […]

Reclamações fundamentadas crescem 23% no Procon DF

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

As reclamações fundamentadas cresceram 23,4% no Procon do Distrito Federal entre os anos de 2013 e 2014. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) divulgados hoje no Diário Oficial do Distrito Federal. No ano passado, 5.090 queixas de consumidores foram consideradas procedentes e as empresas sofreram processos administrativos. Em 2013, esse número […]

Empresas continuam com dificuldades para resolver problemas com clientes

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Os canais de comunicação entre clientes e empresas estão cada dia mais diversos, vão desde as redes sociais, passando pelo atendimento telefônico até o bate-papo online com um funcionário. Com tantas opções, o natural seria que a solução de eventuais problemas nas relações de consumo ficasse cada dia mais fácil. Porém, não é essa a realidade encontrada por muitos consumidores. […]

Pequenos problemas, grandes dores de cabeça

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Dificuldade para cancelar o serviço:     Insatisfeito com a qualidade do serviço de TV por assinatura oferecido pela SKY, o funcionário público Edilson Franklin de Medeiros, 52 anos, resolveu cancelar o contrato no início deste ano. Procurou a central telefônica da empresa para avisar da decisão. O que ele não sabia é que a partir desse contato teria que começar […]

Novas regras para a telefonia entram em vigor

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A partir de hoje (10/3), os novos itens do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor e de Serviços de Telecomunicações (RGC) vão passar a vigorar. O RGC começou a valer no ano passado e deu prazos de adaptações de até dois anos em alguns itens para as operadoras se adequarem. As normas são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Confira […]

Antecipação do imposto de renda é empréstimo, alerta Procon-SP

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Antes mesmo de os contribuintes enviarem a declaração de imposto de renda para a Receita Federal, muitas instituições bancárias começam a oferecer a antecipação da restituição. Porém, o Procon de São Paulo alerta que o consumidor precisa ficar atento de que se trata de um empréstimo e, que, portanto, os cuidados devem ser os mesmos de quem vai pegar dinheiro […]

Energia sobe mais uma vez e consumidor paga a conta

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

                                       O consumidor mais uma vez vai pagar a conta da falta de planejamento do setor elétrico brasileiro. Além do reajuste anual, da inclusão das bandeiras tarifárias nas faturas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou um aumento extraordinário para as distribuidoras que passa a valer a partir de […]

Ambev muda peças publicitárias após reclamação de associação de consumidores

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Em reunião no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Ambev aceitou ajustar as peças publicitárias do Guaraná Antarctica Black. Será alterada a expressão “Guaraná, Açaí e Frutas da Amazônia” por “Frutas da Amazônia: Guaraná e Sabor Açaí”. A audiência no Conar ocorreu depois que a Proteste Associação de Consumidores pediu, há quinze dias, aos órgãos e aos Procons de […]