Atenção com a fraude no bacalhau

Publicado em Sem categoria

O anúncio era do bacalhau, mas o peixe vendido não. Uma análise feita pela Proteste Associação de Consumidores mostrou que algumas espécies de peixes salgados secos são vendidos como bacalhau, induzindo o consumidor ao erro. Por isso, é preciso redobrar a atenção durante a Páscoa.

Foram analisadas 30 amostras adquiridas em supermercados e peixarias de Florianópolis (SC) durante o mês de fevereiro. Foi constatado fraude em duas delas, o filé de peixe congelado da marca Costa Sul vendido como bacalhau, na realidade é da variedade Saithe; e o bacalhau salgado desfiado vendido no supermercado Bistek era o tipo Ling.

Os estabelecimentos onde as fraudes foram detectadas serão autuados. A associação alerta aos consumidores atenção especial com espécies semelhantes ao bacalhau e que podem enganar o consumidor, é o caso do Saithe (Pollachius virens), Ling (Molva molva) e Zarbo (Brosmius brosme). A venda dessas espécies não é proibida, o irregular é a identificação dessas espécies como bacalhau, quando não são.

A operação DNA do Pescado 2015 foi realizada pela Proteste, em parceria com  o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, e Procon de Florianópolis.