16762939799_53188502e3_b

ULTIMATUM

Publicado em poesia, Sem categoria

Mais uma bela contribuição do leitor Lau, o poema ULTIMATUM, de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, adaptado e declamado por Maria Bethânia.

Para se entender melhor o poema, sempre tão atual, embora tenha sido escrito em 1917, aí vai uma contextualização feita por Leandro Karnal: “Álvaro de Campos/Fernando Pessoa fez uma poesia iconoclasta no fim da Grande Guerra e ano da Revolucão Russa: Ultimatum… Para inserir o poema no ciclo histórico devemos lembrar o ultimato inglês que tanto humilhou Portugal, em 1890; o ultimato da Áustria para a Sérvia (1914) e a onda modernista de 1917, com a República Portuguesa. 1917 é o ano da aparição de Fátima. Também é o ano de clima dadaísta na Europa…”

Para conhecer o poema na íntegra, CLIQUE AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

6 thoughts on “ULTIMATUM

    1. Que bom que você gostou! O Blog foi feito pela Área de Informática do jornal, o Correio Braziliense. Parece que em WORDPRESS. Continue nos acompanhando, comentando, enviando contribuições. O espaço é nosso!

    1. Oi, Portugal! Como você pode ver, a ideia do post veio de um leitor. Quando você tiver algo assim interessante, mande como contribuição para o Blog!

  1. Oi Maraci, já tinha visto/ouvido esta contextualização pelo Karnal, só não lembro onde. Aliás, ele costuma “acertar” em suas colocações, não é?
    Ótimos “Fora tú” no texto do Álvaro/Fernando. Desperta vários dentro de nós.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*