sonhos-parte-4-o-significado-dos-sonhos-1024x669

QUANTO CUSTA UM SONHO?

Publicado em Espiritualidade, Filosofia, Psicologia

Quanto custa um sonho?

Alguma coisa ele sempre custa.

Muitas vezes muitas coisas ele custa, outras vezes outros sonhos ele custa.

Não importam os percalços, os sacrifícios, os espinhosos enredos.

Não importa.

Uma vez vivido, o sonho está sempre num ótimo preço!

Elisa Lucinda – A Conta do Sonho

 

Considero lindo e verdadeiro esse poema! E adoro quando ela diz “Uma vez vivido, o sonho está sempre num ótimo preço!”, o que me faz lembrar a alegria que sente uma mulher quando recebe em seus braços o filho que acaba de nascer. Naquele momento, passam para o esquecimento eventuais dificuldades para engravidar, sustos, medos, inseguranças, problemas durante a gestação, as dores do parto. Tudo isso cede espaço ao sonho realizado.

 

E sempre admiramos quem corre atrás dos seus sonhos, quem tem persistência, resiliência, fé, quem cai, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Porque todos temos sonhos, mas, na maioria das vezes, pouco fazemos para realizá-los, gastando mais tempo e energia buscando desculpas para a nossa inércia, a nossa ineficácia.

 

Só que pode acontecer de, ao conseguirmos realizar nosso sonho, descobrirmos que tudo o que mais queríamos não passava de um pesadelo disfarçado que nos traz sofrimento, desencanto, tristeza e raiva de nós mesmos por não termos considerado os ventos, as nuvens carregadas, os conselhos que prenunciavam a terrível tempestade que se formava.

 

De qualquer forma, o que encontramos pelo caminho, de bom e de mau, nos prepara melhor para viver o sonho, assim como nos prepara para enfrentar o pesadelo que pode estar a nossa espera após tantas lutas. E até na hipótese ruim, podemos, uns com mais, outros com menos facilidade, reorganizarmo-nos na tentativa de, no mínimo, conseguirmos nos proteger da dor do que costumamos chamar fracasso.

 

Mas também pode ocorrer de nos depararmos com um vazio que em nada se parece nem com a realização de um sonho nem mesmo com um pesadelo dissimulado. Para mim, esse é o pior cenário. Não nos preparamos para o nada. Não sabemos lidar com o nada. E ficamos ali estarrecidos, com a sensação de que até o instinto de sobrevivência nos abandonou.

 

E eu acredito que isso pode acontecer quando, como diz Elisa Lucinda, aquele sonho custou outros sonhos, quando ainda não entendemos que somos muito mais do que aquele anseio e nele apostamos todas as nossas fichas, como se nada mais existisse.

 

Sonhos precisam ser sempre reavaliados e não há nada de errado em desistirmos de um ou mais deles. Até porque estamos sempre em evolução e alguns podem perder totalmente o sentido com o passar do tempo, com o nosso amadurecimento.

 

Dizem que a felicidade está mais na jornada do que no destino. Então, é preciso que tenhamos olhos pra ver e ouvidos para ouvir tudo e todos ao longo do processo. Somente se nos permitirmos ponderar, sopesar nossos sonhos e nos abrirmos para a beleza do percurso estaremos protegidos do paralisante, do assustador vazio que pode nos devorar emocionalmente e nos embotar a ponto de não mais voltarmos a sonhar.

 

Nós nunca perdemos. Mesmo quando o sonho exigiu de nós um enorme investimento e não se realizou como desejávamos, todo o aprendizado, toda a vivência do percurso continuará a nosso dispor para novos sonhos. Isso jamais se perderá. Serão sempre como tesouros que nem a traça nem a ferrugem conseguirão corroer, que nem ladrões poderão escavar e roubar. E é neles que estará também o nosso coração, ainda mais preparado para a próxima jornada.

 

Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode me enviar um texto que considerou interessante e que combina com este blog.

10 thoughts on “QUANTO CUSTA UM SONHO?

  1. Celiana via WhatsApp: Sempre encaminho o seu texto para o grupo das mulheres q tenho. A gente lê, parece q vc está falando da gente …

  2. Karine via WhatsApp: Que texto lindo! Me fez lembrar que muitas vezes nossos olhos estão fechados sem que nunca tenhamos tentado abri-los e que basta deixarmos um pequeno fecho de luz neles entrar para que uma bela visão se descortine em nossa frente.

  3. É preciso coragem para seguir com os sonhos, desistir deles ou até mesmo chegar a conclusão que não era o que pensarmos.Porém é preciso tê – los e ir os ressignificando sempre.

  4. Claudia Pinheiro da Silva via WhatsApp: Boa tarde…como diria o nosso grande poeta Mário Quintana. Uma vida não precisa ser apenas vivida,é sim sonhada… Gosto de todos os poemas de Mário Quintana, e degraus reflete para mim realmente o que é onhar.😘
    Aqui no contexto estou me referindo a Mário Quintana.

  5. Anônimo via WhatsApp: “Só que pode acontecer de, ao conseguirmos realizar nosso sonho, descobrirmos que tudo o que mais queríamos não passava de um pesadelo disfarçado que nos traz sofrimento, desencanto, tristeza e raiva de nós mesmos por não termos considerado os ventos, as nuvens carregadas, os conselhos que prenunciavam a terrível tempestade que se formava.” Esse parágrafo foi pra mim…

  6. Fernando via WhatsApp: Esse tema me faz pensar que não podemos ter sonhos como se fossem metas. Meta é assunto para empresas, para esportistas de alto-desempenho, entre outros. Dessa forma, um sonho não precisa necessariamente ser realizado (ser atingido, como se fosse meta), não precisa ser compreendido, não precisa nem mesmo existir (já pensou que até mesmo sonhar pode ser uma imposição?). Em tempos nos quais “trabalhador” é chamado de “colaborador” (parece que estava passando lá por perto e resolveu dar uma ‘ajudinha’, ou seja, ‘colaborar’, sem criar caso, sem ter direitos e etc), e trabalho precarizado é chamado de “empreendedorismo” (‘seja chefe de si mesmo’), até os sonhos já pularam das ultrapassadas planilhas de computador para entrarem na obsessão compulsória dos apps, com pontos atingidos e a serem conquistados. Para os que têm sonhos, que o caminho seja sem cobranças, que seja em paz, que talvez até nem leve mais em consideração o sonho, e, quem sabe, que seja realizado, se acontecer.

  7. Que texto fantástico, Maraci!!! Obrigado por nos presentear sempre com palavras que, muuuitas vezes, parecem terem sido escritas pra nós mesmos, individualizadas, personalizadas. Você tem essa incrível capacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*