limpando bem a casa

LIMPANDO BEM A CASA (consulta de leitora)

Publicado em Psicologia, Sem categoria

“Estou passando um momento de tristeza. Descobri que tenho câncer de intestino. Em seguida, perdi meu filho de 39 anos para a Covid. Fiz cirurgia e retirei o tumor. Fiz quimioterapia e agora aguardo ligar meu intestino. Uso bolsa de colostomia. Meu esposo mudou demais. Ajuda limpando a casa, às vezes faz comida. Mas está me tratando muito mal. Eu fico nervosa e ele revida com nomes horríveis. Estou muito triste e ele me ignora. Será que tem outra? Boa noite.”

 

Sinto muito por você estar passando por tudo isso. Descobrir uma doença grave e perder um filho é pesado demais. Pra complicar, você está lidando com o comportamento difícil do seu marido e começa a desconfiar que ele possa ter outra mulher, o que só aumenta sua dor. Não sei lhe dizer se isso é verdade ou não. Mas posso lhe dizer que, no momento, você deve deixar essa questão de lado e cuidar de uma doença que, se você não a tinha antes desse drama começar, agora muito provavelmente tem. Essa doença se chama depressão.

 

O diagnóstico e o tratamento da depressão costumam ser menosprezados pelos médicos que não são da área de saúde mental. Mas entendo que quem tem uma doença grave, seja ela qual for, precisa de acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico. Sabe o porquê? Vamos imaginar que você vai fazer uma faxina na sua casa. Os móveis e o piso estão muito sujos e tem lixo espalhado por todo lado. O resultado do seu trabalho jamais será bom se você limpar tudo, mas não recolher e jogar o lixo fora. A casa ficará um pouco melhor, mas continuará suja.

 

Penso que é mais ou menos o que acontece quando tratamos um câncer, por exemplo. Passamos por cirurgia, radioterapia, quimioterapia, mas não temos o devido acompanhamento de profissionais da área psi. Saber que temos algo ruim dentro de nós, que exigirá um tratamento que pode ser doloroso e nem chegar a nos curar, mexe com a cabeça de qualquer um. E tudo o que pensarmos de ruim a respeito se desdobrará em emoções que só complicarão o nosso quadro, diminuindo nossas chances de restabelecimento. Em outras palavras, não tratar a depressão é como limpar os móveis e o piso, mas não jogar fora o lixo que está espalhado.

 

A depressão destrói vidas. Ela costuma trazer, entre muitos outros prejuízos, tristeza, pessimismo, desesperança, irritabilidade, impaciência, necessidade de isolamento, incapacidade de enxergar o mundo e raciocinar com clareza, o que provoca em nós medos irreais e nos faz ver chifre em cabeça de cavalo, como pode estar acontecendo com você com relação à fidelidade do seu marido.

 

É uma doença grave que não vai embora naturalmente, que, sem tratamento médico e psicológico, só se agrava e impacta todos que estão a nossa volta, inclusive pessoas que, como o seu marido, têm problemas, traumas, dores e podem também estar sofrendo de depressão. Assim, nós afetamos essas pessoas e elas nos afetam, numa troca doentia terrível.

 

Ninguém passa por tanta coisa impunemente. Você e seu marido precisam tomar uma providência importantíssima pra romper esse círculo vicioso que se complica mais e mais com o passar do tempo. Fale com ele sobre buscar ajuda para os dois. E, se ele não topar se tratar, não se aborreça e não esmoreça, busque ajuda para você. Conforme você for melhorando, tudo e todos a sua volta melhorarão também.

 

Converse com seu oncologista sobre isso. Faça a sua parte. Quando fazemos o que está ao nosso alcance, o Universo se encarrega de tudo o mais. Lembre que Deus dá o frio conforme o cobertor. Confie Nele! 

 

Sugiro a leitura de alguns textos sobre depressão e emoções. Basta clicar nos títulos: O GÊNIO E A DOR, TAMBÉM MATERIAIS, TAMBÉM ESPIRITUAIS, MONTANHA-RUSSA DE EMOÇÕES.

 

Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode me enviar um texto que considerou interessante e que combina com este blog.

13 thoughts on “LIMPANDO BEM A CASA (consulta de leitora)

  1. Fernando via WhatsApp: Há várias questões muito interessantes nesse relato que eu prefiro não entrar pois já existe muito sofrimento, luto e doenças. Acho que seria mais complicado entrar nesses temas importantes, mas não tão importante quanto a enorme possibilidade de realmente o casal estar, no mínimo, em profundo desgaste emocional, sofrimento, tensão, irritabilidade, sintomas típicos da depressão.
    Eu poderia dizer que seria bom que o marido se expressasse também, pois ele da mesma forma está adoecido, mas vejo que ele já está se expressando no comportamento e na fala agressiva. Ele, portanto, joga as frustrações para fora e a esposa as absorve, além de já ter as próprias frustrações, além de todos os outros males.
    Concordo plenamente com você que muitos profissionais da saúde tratam “apenas” do corpo físico e deixam a parte emocional, relacional e social em segundo plano. Também acho que o casal deveria procurar uma intermediação, idealmente um psicólogo, não necessariamente de casal, mas um psicólogo no qual ambos possam ter aquele espaço seguro e sigiloso do consultório, onde haverá a garantia da escuta qualificada e neutra, sem a exteriorização de julgamentos de valor (esses, caso existam, ficarão no intimo do psicólogo, sem atrapalhar a dinâmica do trabalho) e sem o viés de ser alguém próximo aos dois. Desejo força e paz.

  2. Claudia Pinheiro da Silva via WhatsApp: Muito complicado…esperamos muito das pessoas nas quais depositamos confiança, respeito e lealdade…aí em um momento da vida descobrimos arduamente que estamos presas em um labirinto sem fim…sinto uma angústia de ler este relato…queria dar um abraço nesta pessoa…ouvir ,e falar que tudo passa… viva um dia de cada vez…não desista…supere e busque ajuda com profissionais capacitados…

      1. Claudia Pinheiro da Silva via WhatsApp: Sim…não podemos mensurar as dores…mas no relato aí…ela está precisando mais de ajuda…por envolver uma doença extremamente grave…acabei de perder uma amiga com C.A ,e vi o quanto é difícil essa situação…

  3. Importante falarmos sobre depressão, pois ainda se tem muito preconceito e falta de informação a respeito. Depressão não é preguiça, depressão não é “falta de Deus”, depressão não é “coisa de quem não tem o que fazer”, embora, infelizmente, muita gente ainda acredite neste tipo de equívocos. A depressão é um conjunto de sinais e sintomas que podem incluir tristeza, sentimento de menos valia, perda de interesse ou prazer, falta de perspectiva sobre o futuro e impactam significativamente diferentes áreas da vida. É importante entender que o tratamento psicológico para a depressão é, na verdade, o tratamento da pessoa em depressão, o que requer a compreensão de todo o seu contexto de vida, marcadores sociais (como gênero e classe social), os motivos atuais e ou passados do sofrimento para, então, conjuntamente estabelecermos estratégias mais saudáveis de enfrentamento às situações vividas e de transformação. É importante atentar também para relacionamentos que incluem violência física ou psicológica, pois, sem dúvida, afetam a saúde mental. Cara leitora, não deixe de buscar ajuda profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*