228e995ba5fc00814c1a777eef733a92--castro-graffiti

PARA SE PROTEGER DO FEMINICÍDIO

Publicado em Psicologia, Relacionamento amoroso

O Governo Federal acaba de anunciar novas medidas para enfrentamento da violência, da desigualdade, da discriminação de gênero e do machismo no nosso país, que chegam para se somarem a outras como as emblemáticas Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. Isso é o bastante? Não. Precisamos continuar evoluindo nessas ações e que isso aconteça rapidamente. O que oprime a mulher é tão pesado e está tão arraigado que, como bem cantou Lulu Santos, ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro.

 

Dessas mazelas, a que mais chama a atenção é o feminicídio, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. E, nessa categoria, quero destacar os casos em que o agressor é alguém que deveria amar ou, pelo menos, respeitar e proteger a vítima – como parentes próximos, companheiros e ex-companheiros, namorados e ex-namorados. Segundo o Valor Econômico de ontem, só no Brasil, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas. E, vamos combinar, muitas são mortas e ninguém jamais ficará sabendo ou denunciará.

 

Todos, todas, todes temos o dever de acompanhar tudo o que é feito e exigir do Estado não só o cumprimento das medidas adotadas, mas também o aperfeiçoamento das ações. Porque é claro que punir os criminosos e tentar evitar o pior é importantíssimo. Mas, mesmo quando o resultado é positivo e o feminicídio é evitado, as marcas, os traumas podem se arrastar vida afora. Penso que algo mais precisa ser feito como prevenção. E precisa ser feito pelas próprias mulheres.

 

Foi trabalhando com grupos de terapia para mulheres reféns de relacionamentos “amorosos” abusivos que percebi que a maioria havia se envolvido com homens que mal conheciam. Sobre eles, só sabiam aquilo que eles mesmos haviam contado ou o que elas imaginaram ou concluíram baseadas tão somente no encantamento que as dominava. Sim, isso mesmo! Porque esses relacionamentos costumam começar de forma arrebatadora e intensa, tornando as mulheres presas fáceis de embusteiros e até psicopatas.

 

Quem não quer encontrar o amor verdadeiro, a alma gêmea? Sei que esse é o sonho de quase todo o mundo. Esse encontro tem sido tema de livros, filmes, novelas, músicas, poesias. Somos encharcadas por essa ideia desde que nascemos. E sei que, quando nos apaixonamos, o que pode acontecer num único encontro e até mesmo num único olhar, tudo o que não queremos é fazer algo que possa quebrar a magia que nos arrebata. Mas não conhecer bem com quem estamos nos envolvendo pode nos levar a dormir no céu e acordar no inferno. Ou, o que é pior, a nunca mais acordar.

 

Estou sempre falando que devemos atentar para o conjunto da obra e, para isso, é fundamental saber tudo sobre com quem estamos lidando, procurar conhecer avós, pai, mãe, irmãos, assim como ex-mulheres, filhos, netos, e também amigos, locais e colegas de trabalho. E por que não verificar se quem enche de brilho os nossos olhos tem antecedentes criminais, se responde a algum processo, se já esteve envolvido em algum tipo de escândalo? Porque a pior coisa que pode nos acontecer numa situação dessas é sermos pegas de surpresa.

 

É preciso estarmos atentas e fortes! Homens perigosos costumam ocupar todos os espaços das nossas vidas. Charmosos, eles nos conquistam e criam um roteiro de vida a dois que exige de nós muito tempo e energia, que nos coloca no centro de um redemoinho emocional e termina fazendo com que deixemos de lado o que é imprescindível no começo de qualquer relacionamento, que é saber quem é o outro na real.

 

Conheço uma mulher maravilhosa, bonita, inteligente e bem empregada que se apaixonou por um colega de trabalho e só quando dele se separou, após quase treze anos de casamento, ficou sabendo que as histórias sobre a vida dele, que ele havia contado para ela, familiares e amigos em comum, eram mentirosas. Dá pra imaginar o que ela sentiu quando descobriu que ele não era nada do que tinha dito ser? Que nem havia trabalhado onde dizia ter servido por anos?  Se você está achando que esse caso absurdo é uma exceção, eu lhe digo que isso costuma acontecer mais do que você imagina, infelizmente.

 

Muitos desses homens que mataram suas companheiras já tinham um histórico de violência, inclusive doméstica, que elas desconheciam. Muitos abusavam do álcool e faziam uso de outras drogas. Não estou dizendo que alguém que comete um erro é irrecuperável, que não possa mudar, que vai errar sempre. Mas viver com um homem assim é o mesmo que colocar a cabeça na guilhotina e ficar torcendo pra lâmina não descer.

 

Nós não vivemos num conto de fadas, mas em um mundo perigoso que exige de nós atenção, muita atenção, cuidado, muito cuidado. Assim, antes de entrar num relacionamento, procure saber pelo menos o básico. Não tenha pressa em estreitar os laços! Já ouviu falar que o que é do homem, o bicho não come? Vá com calma! E, conforme o for conhecendo, pense se esse homem vale a pena.

 

Eu poderia escrever um livro sobre como se proteger do feminicídio. Talvez ainda o faça. Mas vou deixar aqui 7 dicas:

 

– desconfie sempre de um homem que lhe pareça bom demais pra ser verdade. Ou ele não é bom demais ou não é de verdade;

 

– desconfie sempre de um homem que mal a conheceu e já está fazendo planos de uma vida a dois, com filhos etc. Se ele não for um “estelionatário do amor”, é, no mínimo, alguém com dificuldades emocionais que pode lhe trazer sérios problemas;

 

– desconfie sempre de um homem de quem você não consegue descobrir nada. Classificá-lo de reservado ou tímido, ou cair em conversa como a de que ele faz um trabalho que precisa ser mantido em segredo, é uma temeridade;

 

– desconfie sempre de um homem muito ciumento e controlador. Isso não é demonstração de amor, mas de posse, o que, diferentemente do amor, é extremamente perigoso;

 

– desconfie sempre de um homem que pareça querer você só pra ele, afastando-a da sua família, amigos e até emprego;

 

– desconfie sempre de um homem que beba demais e/ou use outras drogas. Mantenha-se longe e não caia na tentação de tentar salvá-lo; e

 

– desconfie sempre de um homem que diz não se achar à sua altura, que você é boa demais e que ele não a merece. Provavelmente ele não está sendo humilde, mas falando uma verdade que você não consegue enxergar e que vai cobrar seu preço.

 

Se você acha que minhas recomendações e dicas são um exagero, procure ajuda. E, se você é do tipo que só se envolve nesse tipo de roubada, procure ajuda com urgência. Você tem tudo pra virar notícia de páginas policiais. Mas ainda dá tempo de se salvar.

 

Proteja-se! Observe tudo, troque ideias com pessoas amigas e de bom senso e ouça o seu coração! Mas se, mesmo assim, ele a surpreender, tenha em mente que o homem que ameaça hoje é o que bate ou mata amanhã!

 

E, caso se sinta ameaçada ou saiba de alguma mulher que corre perigo, não pense duas vezes! LIGUE 190 e denuncie!

 

Nosso blog está de volta! Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode me enviar um texto que considerou interessante e que combina com este blog. Valeu!

 

Se você tem interesse em participar do grupo de terapia para mulheres, clique em GRUPO PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR para se informar. Se conhece alguma mulher que esteja precisando desse tipo de ajuda, mande esse link para ela ou passe o meu telefone (61)99188.9002. Esse trabalho tem salvado vidas. O ATENDIMENTO É ONLINEVocê também pode participar do Grupo de WhatsApp para receber textos, vídeos e informações sobre a temática do grupo de terapia clicando AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 thoughts on “PARA SE PROTEGER DO FEMINICÍDIO

  1. As dicas são importantes, mas seria ideal informar TB as mulheres mal intencionadas, criminosas que ameaçam, que praticam alienação, que elas TB são erradas, muitos homens são agressivos, mas muitas mulheres são TB, e o pior, por acharem que elas são a parte fraca, podem fazer o que quiserem, outro dia desses, uma morreu ali no psul pq bloqueou a conta do ex, esse inferno que as mulheres fazem não vejo ninguém comentando, por último, lembrar que os direitos são iguais, se não pode o outro TB não

  2. Oi, Silvio. Claro que existem mulheres golpistas e psicopatas. E os homens precisam se proteger também. Mas o texto é sobre feminicídio, pela passagem do Ano Internacional da Mulher. De qualquer forma, a respeito do exemplo que você citou, uma mulher bloquear a conta do ex não justifica ele a ter matado. Esse homem precisa ser punido com todo o rigor da lei.

  3. Que texto incrível! Além de muito bem redigido, ele apresenta informações de extrema relevância. Parabéns ao blog, que sempre aborda questões importantes para a sociedade, pelos alertas e recomendações expostos acerca dessa triste realidade.

  4. Anônima via WhatsApp: Parabéns, o texto reflete justamente o que nós mulheres estamos vivenciando nas últimas décadas…sou vítima de violência doméstica ,e confesso não existe mudança…precisamos apoiar umas às outras …necessitamos de políticas públicas mais concretas…sei que vários fatores propiciam que as mulheres fiquem presas nesses relacionamentos abusivos…entre eles o financeiro… a reflexão que eu deixo é…a mudança é você, estude, se profissionaliza e lute como uma garota…sua vida tem valor…relacionamentos tóxicos tem um preço…ama – se😘

  5. Mulheres que amam demais precisam amar primeiro a si mesmas. Sensacional o editorial, Maraci! Ótimas dicas para evitar de estar nas páginas policiais! Parabéns!

  6. Regina Coeli via WhatsApp: Lendo fui lembrando que tive uma educação um tanto qto machista e feminista. Papai macho e provedor, educação machista, mulher obedece, homem tá livre p o que quiser. Somos 7, 3 homens e 4 mulheres. Ele sempre tratou a nós, qdo pequenas a pré adolescentes, como ajudantes de mamãe. Qdo entramos na adolescência, nos rebelamos, eu fui a pior, não aceitei cozinhar, até hoje não sei e qdo me pediram em casamento, disse logo: “não sou dona de casa, adoro entrar na cozinha p comer, detesto e não me esforçarei p cozinhar(rsrs ele aceitou), limpava a casa e vasilhas muito bem, ms qdo queria. Já nossa mãe nos educou, as meninas, para serem livres dos homens, tínhamos que trabalhar fora p nosso sustento, mesmo que encontrássemos o homem do nosso sonho, não desse a ele a rédea de nossa vida, pois todos os homens(tempo q os conheceu, Papai, familiares e amigos), eram machista, sorriam para ganhar a presa, depois as prendia em casa, ou abusava delas após chegar cansadas do trabalho. Por estas facetas da educação de casa, as 4 mulheres são independentes

  7. Esse texto não é de psicóloga, mas de uma militante de esquerda. É pura política.
    Primeiro que nenhuma mulher é morta apenas por ser mulher. É morta dentro de um contexto de crime passional. O mesmo homem que matou determinada mulher, mataria também um homem, caso venha a namorar algum. Ele pode ser bissexual. Ou os “digníssimos” especialistas vão negar a possibilidade desse homem matar um cônjuge do mesmo sexo? Joaquim matou a esposa, mas seria impossível matar um namorado dele?
    Ser vítima de homicídio não é uma exclusivamente de mulheres.

    Um segundo ponto não abordado é que em grande parte das vezes as vítimas femininas decidem namorar bandidos. Os próprios jornalistas mostram o histórico dos homicidas. São ex-presidiários incriminados por espancamento, por roubo etc. Ou já possuem perfil psicológico desequilíbrado.
    Quem mata uma namorada, uma esposa, não é homem comum como apregoam certos jornalistas que passam o dia inteiro noticiando tragédias.

    Por fim “todes” não existe e desabona o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*