maxresdefault

A BELEZA DO FUNDO DO POÇO

Publicado em Espiritualidade, Filosofia, Psicologia

“No último andar é mais bonito: do último andar se vê o mar. É lá que eu quero morar. O último andar é muito longe: custa-se muito a chegar. Mas é lá que eu quero morar. Todo o céu fica a noite inteira sobre o último andar. É lá que eu quero morar. Quando faz lua no terraço fica todo o luar. É lá que eu quero morar. Os passarinhos lá se escondem para ninguém os maltratar: no último andar. De lá se avista o mundo inteiro: tudo parece perto, no ar. É lá que eu quero morar: no último andar.”

 

Por que começo este nosso papo sobre a beleza do fundo do poço transcrevendo o poema O Último Andar, de Cecília Meirelles? Porque ele fala do que todos almejamos, dos nossos sonhos mais queridos, da beleza de uma vida que, muitas vezes, parece que nunca chegará para nós, por mais que nos esforcemos e já nos julguemos dela merecedores; que parece protegida por uma senha misteriosa programada para se alterar sempre que chegamos um pouco mais perto, atirando-nos de volta aos andares inferiores.

 

E lá estamos nós novamente de volta à nossa insignificância, no fundo do poço onde nem água existe, apenas um visgo fedorento que nos suja e prende, impedindo a nossa fuga, fazendo nascer em nós o sentimento de que a vida é injusta e de que nunca nada vai dar certo, colorindo a morte de tons atraentes que a fazem perigosamente desejada.

 

E sabe o que mais lança gente no fundo do poço? As decepções amorosas, em especial as que envolvem grandes amores, paixões formidáveis, que fazem com que tudo e todos se tornem sem brilho, sem graça perante a nossa exuberante felicidade, mas que nos jogam com força pra baixo justamente quando pensamos estar seguros, perfeita e definitivamente no último andar.

 

Lutamos tanto e, muitas vezes, de forma tão aguerrida para fugir do fundo do poço rumo ao último andar, que não observamos a paisagem, não identificamos o que nos imobiliza, não procuramos saber quem são os nossos companheiros de infortúnio, esquecidos de que é a visão do todo que nos abrirá a porta do labirinto em que estamos perdidos, para onde fomos, por mais incrível que isso possa parecer, com os nossos pés.

 

Há muitos anos, criei o grupo de terapia Para Sobreviver a um Grande Amor, para mulheres presas a relacionamentos difíceis ou impossíveis, que foram atiradas de maneira violenta ou que ainda estão sendo empurradas em direção ao fundo do poço. Mulheres que acreditavam estar no paradisíaco último andar, mas perceberam que estão ardendo no fogo do inferno, sem nem sequer conseguirem entender como tudo mudou e como se salvar.

 

Muitas dessas mulheres trazem as sequelas de um relacionamento com alguém incapaz de retribuir amor por não ter sentimentos, por problemas mentais, por vícios diversos, como álcool, drogas, jogo, sexo, infidelidade, por traumas emocionais. Alguém por quem lutamos em vão, sozinhas, recebendo de volta ingratidão, agressão, destruição.

 

Então, se você viveu ou está vivendo um relacionamento amoroso em que, quanto mais se esforça para tudo dar certo, mais tudo dá errado, mande-me uma mensagem no celular (61) 991889002. Vou fechar um grupo com 10 mulheres para começarmos a trabalhar o quanto antes. Se esse não é o seu caso, mas você conhece uma mulher que precisa de ajuda, mande este texto pra ela. O trabalho do grupo já salvou muitas vidas.

 

É no fundo do poço que aprendemos a de lá sair pra construir uma vida realmente diferente.

 

Nosso blog está de volta! Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode me enviar um texto que considerou interessante e que combina com este blog. Valeu!

 

Se você tem interesse em participar do grupo de terapia para mulheres, clique em GRUPO PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR para se informar. Se conhece alguma mulher que esteja precisando desse tipo de ajuda, mande esse link para ela ou passe o meu telefone (61)99188.9002. Esse trabalho tem salvado vidas. O ATENDIMENTO É ONLINEVocê também pode participar do Grupo de WhatsApp para receber textos, vídeos e informações sobre a temática do grupo de terapia clicando AQUI.

 

 

13 thoughts on “A BELEZA DO FUNDO DO POÇO

  1. Regina Coeli via WhatsApp: Ahhh eu quero morar lá em cima lá se pode … pode sim! creia em ti! … não sei, da última tentativa, após provar o gosto bom, despenquei e fui ao fórum: “quero minha carta de alforria!” Os advogados riram, mas disse sério. -Então Sra tem q assinar carta que diz ser pobre e daí advogados público. – Assino! Quero minha carta de alforria! quero retornar ao pico do prédio.
    Retornei ao #ÚltimoAndar/#FundoDoPoço? cheia de medos e com duas crianças a tiracolo.
    Cheia de medo voltei a minha liberdade de olhar as estrelas e ouvir os pássaros sem ser julgada.
    Tudo vale, até se arrepender, quem sabe rsrs, tais a rir? Vá caminhar, se tropeçar, levanta e volta a … voltar a ver estrelas…

  2. Adriana Glória via WhatsApp: Que bom que você está de volta a ativa. Tanto com o Blog o qual nos ensina tanto, como com a terapia que ajuda a tantas mulheres que não conseguem sair de um relacionamento nocivo, muitas vezes por não ter nem o apoio familiar. Obrigada por você ser essa pessoa que se importa, tem muita mulher que precisa dessa ajuda. 😘

  3. Karla Fontana Sampaio via WhatsApp: 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Ajudando quem está no fundo do poço! Vai ajudar muitas mulheres…

  4. Verinha via WhatsApp: Bom dia! Adorei o texto, Mara, excelente reflexão. Parabéns pela iniciativa do grupo de apoio, que vai ajudar a muitas mulheres. 🥰

  5. Mara, você me ensinou muitas coisas. Ensinou-me a respeitar a vida, Deus, mas acima de tudo a me respeitar! Você me ensinou a ser uma pessoa e um espírito melhor! Que muitas outras pessoas possam usufruir desse amor que você tem pela humanidade e pela Espiritualidade. Amo você!

  6. Edê via WhatsApp: Amei saber que você reativou o grupo de terapia PARA VIVER UM GRANDE AMOR. Essa é a sua mais importante missão. E ela é linda! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*