Cosette Castro
Brasília – Na semana em que a Câmara dos Deputados envergonhou o país ao votar a PEC da Blindagem, o Coletivo Filhas da Mãe segue preparando a 4a. Caminhada da Memória que vai acontecer no domingo, dia 21.
O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 3/21, a PEC da Blindagem, é uma proposta que os deputados aprovaram às pressas na noite de terça-feira, 16, e na manhã de quarta, 17, depois de tramitar desde 2021.
A proposta da PEC é garantir que os políticos eleitos para o Congresso Nacional, inclusive presidentes de partidos, não sejam responsabilizados legalmente por seus atos. Além disso, incluiram na pauta a anistia política.
A proposta aprovada amplia proteções legais a parlamentares e dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores que cometam crimes ou atentem contra a nação.

Como se eles vivessem acima da Lei e do judiciário. Não estão.
A resposta chegou rápida nas redes sociais digitais com repúdio aos 344 deputados que votaram a favor. Eles colocaram seus interesses pessoais acima dos interesses da população. Atos contra a PEC da Blindagem estão sendo organizados em todo o país, inclusive na Capital Federal, na Esplanada dos Ministérios, no domingo.
Enquanto isso, em Brasília, o Coletivo Filhas da Mãe segue na organização da 4a Caminhada da Memória e das Atividades Pós-Caminhada que acontecerão no domingo, 21 de setembro, das 9 às 12h, no Eixão Norte. Mais de 25 instituições parceiras vem ajudando a construir a 4a. Caminhada da Memória há 03 meses. O evento, além de ofertar informações à população dá ênfase a promoção da saúde de quem cuida.
O início da Caminhada está marcado para às 9 horas na quadra 204/205. Lá, equipes dos cursos de Gerontologia da UnB e da Universidade Católica de Brasília vão medir sinais vitais e propor exercícios de aquecimento às pessoas participantes.
O final da 4a. Caminhada está marcado para a Quadra 208 Norte, perto da descida para as quadras 208/408 Norte. No gramado do Eixão Norte haverá Atividades Pós- Caminhada até 12h abertas à população.
Durante a manhã estão previstas informações sobre demências, estímulo cognitivo, saúde bucal e oficinas de uso do celular com participação de equipes da UnB, da UCB, Uniser, UDF e Rede Geronto. Haverá promoção da saúde e do envelhecimento saudável e ativo, com práticas integrativas.
Entre elas Tai Chi Chuan, Técnica de Redução de Estresse (TRE), Dança Terapêutica, meditação em movimento e atividades da Escola de Benzedeiras de Brasília. Ainda haverá informações sobre chás medicinais do Horto da Ceilândia e Roda de Conversa sobre “Desafios do Cuidado Para o Bem Viver”, com pessoas que cuidam e especialistas.
21/09 é o dia mundial de conscientização sobre o Alzheimer e outras dêmencias. O Alzheimer é o tipo de demência mais frequente e o que mais ataca as mulheres. Exatamente as mulheres, que representam 95% de quem cuida no Brasil e quem mais vive com sobrecarga física e emocional.
As demências são síndromes neurodegenativas progressivas e sem cura que atingem cerca de 2 milhões de pessoas no país, mas 80% dos casos ainda aguardam diagnóstico. Além disso, diferente do mito que só pessoas acima de 60 anos podem ter demência, 6% dos casos ocorrem entre jovens adultos a partir dos 38 anos. Por isso, informação e implementação das políticas públicas aprovadas, são essenciais.


